RJ: Homem que buscava fraudar seguro de carro causou incêndio em reserva

Suspeito ateou fogo no próprio carro na tentativa de coletar seguro; chamas jã consumiram 10 mil metros quadrados

  • Por Jovem Pan
  • 29/07/2020 07h53
Divulgação/Corpo de Bombeiros O homem, de 66 anos, foi autuado por tentativa de estelionato e por crime ambiental

O Corpo de Bombeiros de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, trabalha para controlar um incêndio de grandes proporções que atinge desde domingo (27) a Reserva Biológica de Araras, no alto da serra. O responsável pelo incêndio foi preso, depois de ter colocado fogo no próprio carro, na tentativa de receber o seguro do veículo. De acordo com o delegado titular de Itaipava, João Valentim, o suspeito compareceu à delegacia para registrar o roubo do carro e apresentou uma versão que gerou desconfiança na equipe policial. Durante as investigações, os policiais foram informados que o incêndio de grandes proporções foi provocado por um carro.

O delegado, após ouvir testemunhas e analisar câmeras de vários postos de combustíveis, verificou que o suspeito comprou, no dia anterior, um galão de gasolina no município de Três Rios. O material foi usado para atear fogo no veículo. A investigação apontou que o autor do crime tinha como finalidade receber o seguro do veículo com um sinistro, que na verdade não ocorreu “acabando por ocasionar um crime de grandes proporções, o maior registrado em Petrópolis em 2020, de acordo com o laudo pericial”, informou o delegado Valentim.  O homem, de 66 anos, foi autuado por tentativa de estelionato e por crime ambiental. Ele foi preso encaminhado à Justiça para a audiência de custódia e depois aguardará julgamento num presídio do Estado.

A equipe dos Bombeiros, que conta com o apoio de órgãos ligados ao meio ambiente, estão divididas entre as áreas do Cobiçado, na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, da Reserva Biológica de Araras e do Vale das Videiras. O helicóptero do Corpo de Bombeiros está sendo usado para deixar os homens na área de mata e fazer o lançamento de água em pontos estratégicos da região. Por terra, as viaturas seguem trilhas combater as chamas. “Eram cinco anos sem um incêndio dessa proporção na Reserva Biológica de Araras. As chamas começaram na beira da estrada, em uma zona de amortecimento, chegando até a área da reserva”, contou a chefe da reserva biológica de Araras, Isabela Bernardes.

Participam também da operação equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Guarda Civil, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e de técnicos do Ibama. A força-tarefa conta com 72 homens, 19 viaturas e uma aeronave. Mais de 10 mil metros quadrados – o equivalente a 10 campos de futebol – já foram consumidos pelo fogo, que começou na madrugada desta segunda-feira. O responsável pela queimada foi identificado e preso ontem por policiais civis da 106ª DP, em Itaipava.

Reserva

A Reserva Biológica de Araras protege a área que fica no limite entre o município de Miguel Pereira e o município de Petrópolis. A princípio, essa área havia sido reconhecida como floresta protetora da união, pelo Império do Brasil. Em seguida passou a ser considerado Horto Florestal até se tornar Reserva Biológica. Em 2010 a reserva foi ampliada com contribuições técnicas da equipe do Instituto de Terra e Preservação Ambiental, passando de 2.131 hectares para 3.862 hectares.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.