SP: Secretário de Saúde promete intensificar fiscalização em bares

Jean Gorinchteyn participou de blitz surpresa em bairro boêmio da capital

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2020 22h25 - Atualizado em 21/08/2020 22h29
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO 'A maioria dos bares e restaurantes têm respeitado as normas', disse o secretário

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que o Estado vai intensificar as ações de fiscalização em bares e restaurantes, a fim de averiguar quais estabelecimentos estão ou não seguindo à risca as orientações sanitárias de prevenção à covid-19. Ele participou de uma blitz surpresa no início da noite desta sexta, 21, nos bares da Vila Madalena, região boêmia da Capital.

Segundo Gorinchteyn, a fiscalização pretende evitar que o vírus continue circulando, e que os municípios retrocedam no Plano São Paulo, que coordena a reabertura de locais públicos de acordo com fases. “Ainda temos muito o que fazer para a prevenção enquanto a vacina não estiver presente”, afirmou o secretário. Ele também lembrou que nas últimas semanas, a cidade teve bares cheios, desrespeitando as medidas de isolamento social. A secretaria de Saúde observou que os estabelecimentos fecharam e as pessoas ficavam do lado de fora. “A maioria dos bares e restaurantes têm respeitado as normas, porque querem continuar abertos.”

Diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Maria Cristina Megid afirmou que até o momento, 85 pessoas foram multadas por estarem sem máscara no Estado. Nenhuma delas ofereceu resistência. No caso de um estabelecimento em que os clientes estejam sem a peça, a multa é aplicada ao local é por pessoa que desrespeita a regra. Durante a degustação de comidas e bebidas, porém, é permitido que os clientes retirem a proteção.

Durante a blitz, os bares estavam com poucos clientes, quando não vazios. Na noite desta sexta-feira, a temperatura chegou a 9 graus. O levantamento com o número de multas e autuações em bares e restaurantes será divulgado na segunda-feira, 24, junto com o balanço do fim de semana.

* Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.