SP registra menor taxa de isolamento desde o início da quarentena

  • Por Jovem Pan
  • 09/05/2020 17h56 - Atualizado em 09/05/2020 17h56
EFE / Juan Ignacio Roncoroni coronavirus-argentina

O governo de São Paulo divulgou neste sábado (9) que a taxa de isolamento da sexta-feira (8) no estado foi de 46%. É a segunda vez que esse nível – o mais baixo desde o início da quarentena – é registrado.

A medição do governo tem como base dados de celular de usuários das 104 maiores cidades do estado com mais de 70 mil habitantes.

A taxa foi registrada justamente no mesmo dia em que o governador João Doria (PSDB) anunciou a prorrogação da quarentena. A medida passou a valer até o dia 31 deste mês e foi tomada justamente levando em conta os baixos índices de isolamento social e também a pressão no sistema de saúde público. Doria classificou o cenário de “desolador”.

O estado de São Paulo vem tendo taxas abaixo dos 50% – número que só costuma subir no final de semana. A meta do governo é 60%, e o número ideal é 70%.

Epicentro da doença no País, o estado de São Paulo concentra o maior número de casos confirmados e de mortes. De acordo com balanço da Secretaria Estadual da Saúde da sexta-feira, já são 3 416 mortos e 41.830 casos confirmados.

Na Grande São Paulo, a ocupação dos leitos de UTI já é de 89,6%. No Estado, é de 70%.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.