STJ julgará recurso de Robinho que pode alterar pena por estupro na Itália
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) agendou o julgamento de um recurso que pode alterar a situação de Robinho, ex-jogador de futebol, que atualmente cumpre uma pena de nove anos de prisão por estupro, ocorrido em 2013, na Itália. A análise do embargo de declaração protocolado pela defesa está prevista para ocorrer entre os dias 13 e 19 de março. A defesa de Robinho busca que o STJ reconsidere a forma como a pena está sendo cumprida, embora o recurso não tenha o potencial de resultar em sua libertação imediata. Os advogados argumentam que houve um erro na dosimetria da pena, defendendo que a punição mínima para o crime seria de seis anos, além de destacar os bons antecedentes do ex-atleta e sua residência fixa.
[cta-selector name=”model3″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_JPEsportes.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9wMgZD8SE3UbBwem2u” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O advogado José Augusto Alckmin, que representa Robinho, ressalta que a pena imposta no Brasil não deve ser mais severa do que a determinada pela Justiça italiana, onde o estupro não é classificado como crime hediondo. A defesa já havia tentado, sem sucesso, recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a legalidade da prisão do ex-jogador.
Robinho foi condenado por agredir sexualmente uma jovem albanesa na Itália, e a Justiça daquele país solicitou que a pena de nove anos fosse cumprida no Brasil, uma vez que o país não extradita seus cidadãos. Atualmente, ele se encontra no pavilhão 1 da Penitenciária II de Tremembé, onde participa de atividades como futebol e projetos educacionais.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1855595,1855899,1855888″]
continue lendo
Economia
Gonet pede ao STF suspensão de todas as ações sobre MP do fim das bets
Pedido foi apresentado pelo ministro Luiz Fux, relator de quatro ações que questionam no Supremo a MP editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- Lutador de jiu-jítsu que atacou vizinhas afirma não se lembrar da agressão, diz delegado Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Atingida por tornados, região oeste de Santa Catarina deve ter novos temporais Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Helicóptero cai em fazenda e deixa cinco feridos no interior de Minas Gerais Jovem Pan · há 5 horas
- Bombeiros retomam buscas no Brás e não descartam vítima nos escombros Sarah Américo · há 12 horas