Terceiro avião com brasileiros e palestinos resgatados da Faixa de Gaza pousa em Brasília
Com o novo grupo de 30 repatriados e familiares, um total de 1.555 passageiros e 53 animais domésticos foram resgatados desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro
A Operação Voltando em Paz, coordenada pelo governo federal para retirar brasileiros e familiares da Faixa de Gaza, cumpriu mais uma missão de repatriação na área de conflito neste sábado, 23. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou às 6h53 (horário local), na Base Aérea de Brasília (BABR). A bordo, estavam 30 passageiros que foram repatriados. Nova fase da operação acontece duas semanas após a retirada da segunda leva de pessoas do território palestino. O terceiro grupo estava em Rafah, única passagem entre Gaza e Egito, cruzou a fronteira nesta quinta-feira, 21. Autorização para deixar o território palestino foi concedida a 34 pessoas pelas autoridades israelenses, mas o número real de resgatados só foi divulgado depois da chegada ao Brasil.
Após semanas de negociações, trinta e duas pessoas deixaram a Faixa de Gaza com destino ao Brasil em novembro, na primeira leva de repatriados. No grupo estavam 22 brasileiros e dez palestinos. Em 9 de dezembro, a segunda leva de brasileiros e parentes palestinos embarcaram rumo ao território brasileiro. Grupo era formado por 47 pessoas, a maioria palestinos parentes de brasileiros que haviam sido retirados do território em novembro. Em 12 voos coordenados pelo governo, um total de 1.555 passageiros e 53 animais domésticos foram resgatados desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.