Terceiro voo com 69 brasileiros vindo de Israel decola nesta quinta rumo a SP

Plano de voo prevê aterrissagem no Aeroporto de Guarulhos e, entre os passageiros, há duas gestantes

  • Por Jovem Pan
  • 12/10/2023 12h23 - Atualizado em 12/10/2023 15h13
Governo Federal/Força Aérea Brasileira KC-390-Millennium-Força-Aérea-Brasileira-repatriados-embarcam-tel-aviv-israel-governo-federal-força-aerea-brasileira KC-390 Millennium embarca repatriados em Tel Aviv, Israel

O terceiro voo da Operação Voltando em Paz com mais 69 brasileiros repatriados da zona de conflito no Oriente Médio decolou de Tel Aviv, em Israel, às 11h55 (horário de Brasília) nesta quinta-feira, 12. A aeronave é um KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB). Serão realizadas duas paradas técnicas, uma em Lisboa e outra em Cabo Verde. O plano de voo prevê aterrissagem no Brasil no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta sexta-feira, 13. No grupo de passageiros brasileiros, há duas gestantes. Do total de 69 embarcados, 29 têm como destino final a cidade de São Paulo, nove vão para o Rio de Janeiro, outros nove para Belo Horizonte, cinco para Recife, quatro para Goiânia, quatro para Porto Alegre, dois para Vitória, um para Uberlândia e um para Cuiabá. Nesta quinta, às 8h48, um KC-30 da FAB chegou a Roma, na Itália, país que tem servido como escala nessa operação, para em seguida também se dirigir a Israel e trazer outros brasileiros nesta sexta-feira, 13.

De acordo com o Governo Federal, a articulação mais complexa para o Itamaraty nesse momento tem sido para conseguir deslocar cerca de 30 brasileiros que manifestaram interesse em retornar ao Brasil e que estão no lado palestino do conflito. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro. A segunda aeronave que atua na operação de resgate dos brasileiros pousou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 2h41 desta quinta-feira, 12, com ao menos 214 repatriados.

Segundo informações do Itamaraty, mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar. Eles preencheram um formulário online disponível no site da embaixada Tel Aviv. A determinação do Governo Federal é de que todos os interessados sejam repatriados, como enfatizou nesta quarta, 11, nas redes sociais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Estou orgulhoso, e o povo brasileiro também deve estar, pelo belo trabalho que o Ministério da Defesa, o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira estão fazendo de resgate dos nossos compatriotas que estão na zona do conflito. Vamos continuar trabalhando até trazer de volta para casa todos que estão naquela região e desejam retornar ao nosso país”. A estimativa é que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. O governo brasileiro reservou seis aeronaves da FAB para a repatriação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.