Tocantins confisca 70% dos leitos de UTI em oito hospitais privados

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2020 08h06
EFE/Rogerio Santana/Divulgacion Gobierno de Rio de Janeiro/SOLO USO EDITORIAL NO VENTAS hospital-de-campanha-maracana O governo estadual não confirmou a quantidade de leitos atingidos pela requisição administrativa

O governo do Tocantins confiscou 70% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) em oito hospitais particulares localizados nos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi. As três cidades concentram os 46 leitos de UTIs da rede pública exclusivos para pacientes adultos infectados pela Covid-19.

A decisão foi tomada após empresas particulares transportarem em táxi aéreo 17 pacientes do Pará para internação em UTIs da capital tocantinense, afirma o secretário estadual da Saúde, Luis Edgar Tollini. O secretário diz temer que esse movimento cause um colapso no sistema de saúde e afirma que 93% dos tocantinenses usam o SUS.

O governo estadual não confirmou a quantidade de leitos atingidos pela requisição administrativa. O confisco desagradou ao Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Tocantins. Em nota, o sindicato repudiou o ato e o classificou como “ditatorial”.

A portaria que requisitou os leitos prevê o prazo de dez dias para a abertura de processo administrativo que vai apurar o valor da indenização a ser paga aos hospitais.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.