Conta de água da Sabesp fica mais cara a partir de hoje
A partir desta quinta-feira (1º), a conta de água e esgoto fica mais cara no Estado de São Paulo. Ao menos, para os 371 municípios atendidos pela Sabesp, incluindo a capital paulista. Em dezembro, a Sabesp anunciou o primeiro reajuste na tarifa após a sua privatização: 6,1106%. O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A Arsesp afirma que a mudança se refere “exclusivamente à reposição inflacionária, sem aumento real para o consumidor”. Procurada, a Sabesp não quis se manifestar.
Entenda o cálculo
O reajuste acompanhou a inflação registrada pelo IBGE por meio do IPCA, que considera a variação nos preços da cesta básica de produtos e serviços da população. O cálculo leva em conta o acumulado dos 16 meses entre julho de 2024, quando a Sabesp foi privatizada, e outubro de 2025 – último dado disponível quando o levantamento foi apresentado à Arsesp. O reajuste será anual e, nas próximas recomposições, a tarifa será atualizada com base na inflação de 12 meses.
A agência reguladora argumenta que o reajuste ficou 15% abaixo do valor que seria aplicado caso a Sabesp ainda fosse estatal. A tarifa de referência para 2026 ficou em R$ 6,76/m³.
*Com informações do Estadão Conteúdo
[jp-related-posts ids=”2091743,2091739,2091725″]