Governo federal quer privatizar Correios em um só leilão
O governo federal quer que a privatização dos Correios ocorra de uma só vez. O modelo do leilão é diferente do adotado na privatização da BR Distribuidora, ex-subsidiária da Petrobras, e dos planos para a Eletrobras. Nesses dois casos, a venda das estatais parte de operações no mercado de capitais. No caso dos Correios, no entanto, a ideia é que a privatização ocorra por meio de um leilão tradicional, no qual o comprador levará ativos e passivos da empresa. Além disso, a venda da estatal deverá ser combinada com um contrato de concessão. Isso é necessário porque a Constituição Federal determina que a União deve garantir a população “o serviço postal e o correio aéreo nacional”.
O governo até chegou a avaliar a possibilidade de fatiar e privatizar a empresa por região, mas entendeu que a medida poderia prejudicar a manutenção do serviço em determinadas localidades do país. A proposta de privatização deve ser analisada pela Câmara dos Deputados na semana que vem. Com o texto aprovado, o governo pretende leiloar a empresa em março de 2022. O valor da venda dependerá do edital, que ainda será publicado, e de uma avaliação das contas dos Correios. Com a privatização, a expectativa é que a regulação do serviço dos Correios passe por mudanças. Para que o atendimento chegue a todo o país, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será transformada em Agência Nacional de Comunicações (Anacom) e passará a regular os serviços postais.
[jp-related-posts ids=”1122012,1116528,1114502″]
*Com informações do repórter Antônio Maldonado
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 10 horas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 1 dia
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 dias
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 3 dias