Líderes articulam para derrubar veto à gratuidade das bagagens nos voos
O governo pode ter nos próximos meses uma nova derrota no Congresso. Líderes partidários trabalham para derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro ao despacho gratuito de bagagens de aviões. O trecho estava na medida provisória que amplia o capital estrangeiro nas empresas aéreas e foi aprovado pelos parlamentares.
A decisão do governo desagradou não só a oposição, mas também alguns partidos de centro. O líder do Podemos, deputado José Nelto, é um dos que vão trabalhar para a derrubada do veto.
“O governo federal deveria respeitar uma vontade do Congresso Nacional. Porque há um cartel muito forte das empresas aéreas no Brasil comprando passagens caríssimas e com isso o consumidor continua pagando um preço muito caro”, afirmou.
De acordo com a regra vetada, a gratuidade valeria para bagagens de até 23kg em aviões com capacidade acima de 31 lugares. Com o veto, continua a regra que já está em vigor: ficam isentas apenas bagagens de mão que pesam até 10kg.
Na decisão, o presidente Jair Bolsonaro alegou que a obrigatoriedade limita a concorrência. O líder do Novo, deputado Marcel Van Hattem, concorda com o presidente e afirma que o aumento nos preços das passagens aéreas se deu por outras razões.
“Em primeiro lugar, foi pela alta do preço do querosene e em segundo lugar em virtude da alta concentração no mercado. Aliás, ser a favor de gratuidade de bagagem vai impedir que empresas low cost possam entrar no país aumentando a competição”, afirmou.
São os deputados e senadores que terão a palavra final sobre o tema. Eles irão analisar esse e outros vetos do presidente Jair Bolsonaro em sessão conjunta do Congresso Nacional em data a ser marcada pelo chefe do Legislativo, senador Davi Alcolumbre.
*Com informações do repórter Levy Guimarães
continue lendo
Política
Flávio volta a falar sobre mandato de 5 anos e afirma que decisão será do Congresso
Ele disse ainda esperar que a mudança não seja só no futuro, mas já para ele, caso seja eleito presidente no segundo turno
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 5 dias
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 5 dias
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 5 dias
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 1 semana