Ministro Marcos Pontes apela a parlamentares para manter o CNPq
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, pediu ajuda de deputados para manter as bolsas do CNPq.
Nesta quarta-feira (08), o ex-astronauta participou de audiência pública na Câmara e explicou que a situação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é grave.
Segundo Marcos Pontes, com o orçamento do jeito que está, o benefício não chega ao final do segundo semestre. Ele destacou que tem conversado bastante com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre as dificuldades orçamentárias para a pesquisa básica.
Diante do contingenciamento de verba do Ministério da Educação às universidades, o ex-astronauta afirmou que está preocupado com a situação dos laboratórios nas instituições.
Ele destacou que tem conversado com o presidente Jair Bolsonaro e os demais colegas de Governo, mas que não tem envolvimento direto com as políticas da pasta de Abraham Weintraub.
Também nesta quarta-feira, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) suspendeu a concessão de bolsas de mestrado e doutorado. O total de benefícios congelados não foi divulgado. O valor mensal por estudante é de R$ 1,5 mil no mestrado, e de R$ 2,2 mil no doutorado.
*Informações do repórter Matheus Meirelles
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas