Joe Biden não deve participar da COP-28, cúpula da ONU sobre mudanças climáticas

Agendas publicadas pela Casa Branca para o presidente estadunidense e a vice-presidente Kamala Harris não mostram viagens a Dubai esta semana

  • Por Jovem Pan
  • 27/11/2023 12h25 - Atualizado em 27/11/2023 12h27
MICHAEL REYNOLDS/EFE/EPA O presidente dos EUA, Joe Biden, discursa no Terminal Marítimo de Tioga, na Filadélfia, Pensilvânia Filadélfia (Estados Unidos), 13/10/2023.- O presidente dos EUA, Joe Biden, discursa no Terminal Marítimo de Tioga, na Filadélfia, Pensilvânia, EUA, 13 de outubro de 2023. Biden discutiu suas políticas econômicas conhecidas como ÔBidenomicsÕ em relação à energia limpa, união empregos e infraestrutura. (Filadélfia)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não participará da reunião de cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre as mudanças climáticas em Dubai, depois de comparecer por dois anos seguidos ao evento com o objetivo de ressaltar a liderança americana. Quase 70.000 pessoas, incluindo líderes de vários países e o papa Francisco, devem comparece à COP-28, que começa na próxima quinta-feira, 30, e pode ser a maior reunião sobre o clima da história das Nações Unidas. As agendas publicadas pela Casa Branca para Biden e a vice-presidente Kamala Harris não mostram viagens a Dubai esta semana. Os compromissos de Biden incluem uma viagem ao estado do Colorado para destacar os investimentos em energia eólica, uma reunião com o presidente de Angola e a iluminação da árvore de Natal da Casa Branca. Um funcionário do governo confirmou que Biden não planeja viajar à COP28 esta semana nem em uma etapa mais avançada da reunião, que termina em 12 de dezembro. A fonte, que pediu anonimato, disse que a administração Biden ainda discute o envio de um representante de alto escalão à cidade dos Emirados Árabes Unidos.

John Kerry, enviado climático dos Estados Unidos, ex-secretário de Estado e senador, coordenará a delegação americana nas negociações da COP28. O funcionário não apresentou explicações sobre a decisão de Biden, que se concentra há mais de um mês na guerra entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas e também tenta destacar a agenda interna a menos de um ano das eleições presidenciais. Antes das viagens de Biden, não era habitual que o presidente dos Estados Unidos participasse das reuniões do clima da ONU. Em 2021, Biden viajou a Glasgow para prometer que os Estados Unidos retomariam um papel de liderança no tema, depois que seu antecessor Donald Trump retirou o país do Acordo do Clima de Paris. Biden também compareceu à COP27, ano passado, em Sharm el Sheikh, Egito. O democrata priorizou o clima na política nacional, com a chamada Lei de Redução da Inflação, que canaliza bilhões de dólares para a economia verde, incluindo incentivos para automóveis elétricos.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.