Charles III é coroado o novo rei do Reino Unido; veja como foi a cerimônia

Cerimônia foi realizada na Abadia de Westminster, em Londres; comemorações vão durar três dias

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2023 05h00 - Atualizado em 06/05/2023 15h39
PA Images via Reuters Connect aceno do Rei (1) Charles III assumiu o trono britânico após a morte de rainha Elizabeth II em 8 de setembro de 2022

Charles III foi oficialmente coroado em Londres neste sábado, 6, em cerimônia realizada na Abadia de Westminster, em Londres. Essa é a primeira coroação em 70 anos. O primogênito da rainha Elizabeth II assumiu a responsabilidade em setembro de 2022, depois que a monarca que mais tempo ficou no cargo morreu. Diferente de sua mãe, Charles III preferiu uma cerimônia mais simples e moderna, que contará com uma carruagem climatizada e um óleo vegano. O número de convidado foi reduzido a 2.000 pessoas e a coroação tem previsão de durar um pouco mais de duas horas. Ela está marcada para começar às 11h (7h no horário de Brasília). Dentre os líderes mundiais convidados para participar da cerimônia, está o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou à Londres na sexta-feira, 5. O príncipe Harry, segundo fllho de Charles e que tem uma reação turbulenta com a família, também estará presente, porém, sem sua esposa Meghan Markle, que ficou nos Estados Unidos com os filhos. No mesmo dia, Camila Parker Bowles, esposa de Charles III, também será coroada. Essa será a primeira Coroação da Consorte desde 1937, quando a Rainha Mãe, Elizabeth I, mãe da rainha Elizabeth II, foi coroada. 

Charles III, cujo papel é meramente cerimonial e sem poder político, chega ao trono em um Reino Unido com múltiplos desafios. Entre eles, aspirações separatistas em duas de suas nações – Escócia e Irlanda do Norte – e a revisão do passado colonial e escravista, que levou o novo rei a apoiar uma investigação sobre o papel da monarquia no tráfico de escravos, e o distanciamento dos jovens. Apesar da maioria dos britânicos permanecerem a favor da monarquia, o apoio ao rei diminuiu entre os mais jovens. A pesquisa, realizada virtualmente pelo instituto YouGov em meados de abril, revela que 58% dos 4.592 britânicos entrevistados acredita que um monarca é melhor do que um chefe de Estado eleito democraticamente. 78% dos jovens entrevistados também afirma não ter qualquer interesse pela família real e  59% dos mais jovens consideram que Charles III está “desconectado” dos cidadãos.

13h – Jovem Pan encerra a cobertura especial da coroação do rei Charles III

Encerramos aqui a cobertura especial sobre a coroação do Charles III. Obrigada por nos acompanhar. Para mais notícias, basta acessar AQUI.


12h50 – Rei Charles III é coroado em cerimônia luxuosa e diz aos súditos que vem ‘para servir, não ser servido’

Rei Charles III se tornou oficialmente rei do Reino Unido neste sábado, 6, após a cerimônia de coroação, realizada oito meses após a morte de rainha Elizabeth II, que morreu em setembro de 2022. O evento – o primeiro em 70 anos – foi marcado por uma série de etapas, que foram desde a entrada do monarca na igreja, até o momento em que ele foi agraciado com uma das duas coroas que vai carregar. Logo no início da cerimônia, ele realizou o Juramento da Coroação, comprometendo-se a defender a lei e a Igreja da Inglaterra, e o Juramento da Declaração de Adesão, declarando-se um “fiel protestante”. “Em seu nome e a seu exemplo não venho para ser servido, mas para servir”, disse rei Charles III. “Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei”, recitou, sentado na Cadeira do Estado. Saiba mais.


12h45 – Príncipe Harry e Andrew ficam de fora da tradicional foto na sacada da família real

O príncipe Harry, filho mais novo do rei Charles III, e o príncipe Andrew, irmão do monarca, ficaram de fora da tradicional foto da sacada, feita para encerrar a cerimônia de coroação, que durou um pouco mais de duas horas e foi realizada neste sábado, 6. Apesar de já ser esperado que os dois não participassem, havia especulações que de poderiam estar presentes, principalmente após a mídia local circular que Harry, que foi sozinho a cerimônia, tinha sido convidado para participar do almoço de família. Ele chegou sorrido a Abadia de Westminster e conversando com os primos, que também não possuem funções reais. Segundo a ‘BBC’, o filho mais novo do rei deixou o local sorrindo, após o fim da cerimônia. Diferente de Harry que teve uma boa recepção do povo britânico, Andrew foi vaiado pelas pessoas que estavam ao redor da Abadia. Ele foi excluído das funções reais após ser acusado de abuso sexual. Na sacada, junto ao rei e a rainha, estavam o príncipe William, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, Catherine e seus filhos, príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis. Também estavam presentes os irmãos de Charles, a princesa Anne e o príncipe Edward, além de alguns netos de Camilla. Tanto Harry como Charles estão impedidos de atuar em nome do rei enquanto ele estiver doente ou no exterior, isso aconteceu após uma mudança na legislação feita pelo próprio monarca.

familia real (1)

 


11h15 – Comemorações vão durar mais dois dias 

As comemorações da coroação do rei Charles III vão durar mais dois dias, apesar do evento principal ter sido realizado neste sábado. Confira a programação:

Domingo, 7 de maio

8h: Grande Almoço da Coroação

OGrande Almoço da coroação será realizado em todo país e tem como objetivo fazer com que as pessoas compartilhem comida e diversão, em um ato nacional de celebração e amizade. Conforme já tinha sido informado pelo Palácio de Buckingham, uma quiche com espinafres, favas, queijo e estragão vai marcar a coroação.

16h – Concerto da Coroação

Evento realizado no Castelo de Windsor, o Concerto da Coroação reunirá ícones da música global e estrelas contemporâneas em comemoração à ocasião histórica. Katy Perry, Lionel Richie , Take That são presenças confirmadas. O concerto terá uma orquestra de classe mundial tocando interpretações de favoritos musicais liderados por alguns dos maiores artistas do mundo, ao lado de personalidades do mundo da dança. As apresentações serão apoiadas por encenação e efeitos localizados no gramado leste do castelo. Também contarão com uma seleção de sequências de palavras faladas entregues por estrelas do palco e da tela. O show também terá uma aparição exclusiva do The Coronation Choir. Este grupo diversificado será criado a partir dos coros comunitários mais entusiasmados do país e cantores amadores de todo o Reino Unido, como coros de refugiados, coros do NHS, grupos de canto LGBTQ+ e coros de surdos. Segundo o site da Variety, o ator Tom Cruise, o personagem Ursinho Pooh e a cantora Nicole Scherzinger, do Pussycat Dolls, também estarão no concerto.

Segunda, 8 de maio

“Big Help Out” destacará o impacto positivo que o voluntariado tem nas comunidades em todo o país. Em homenagem ao serviço público de Sua Majestade o Rei, o The Big Help Out encorajará as pessoas a tentarem ser voluntárias e se juntarem ao trabalho que está sendo realizado para apoiar suas áreas locais. O objetivo é usar o voluntariado para unir as comunidades e criar um legado de voluntariado duradouro do Fim de Semana da Coroação.


11h00 – Confira quais artistas se recusaram a participar da coroação do Rei Charles III

Ao término da cerimônia de coroação do rei Charles III, que ocorre neste sábado, 6, realizada na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, haverá uma homenagem à posse de Charles III como rei da monarquia britânica. Nos gramados dos jardins do Castelo de Windsor, os artistas Katy Perry, Andrea Bocelli, Lionel Richie e o grupo Take That deverão se apresentar no próximo domingo, 7, para dar fim à celebração. No entanto, nem todos os convites realizados pela realeza foram aceitos por diversos artistas internacionais. É o caso de Adele, Harry Styles, Robbie Williams e Elton John que rechaçaram participar da celebração. Saiba mais.


10h28 – Rei Charles III e Rainha Camilla acenam para multidão e aguardam sobrevoo da força aérea 

Rei Charles III e rainha Camilla saúdam a multidão no Palácio de Buckingham. Conforme era esperado, o príncipe Harry não participou da foto tradicional foto em família na sacada. O monarca estava acompanhado de seu filho William, com sua esposa e netos, e as irmãs de Camilla. Além de outros membros da família real.

aceno do Rei (1)

Rei Charles III e rainha Camilla saúdam a multidão no Palácio de Buckingham│PA Images via Reuters Connect


10h25 – Centenas de dezenas de pessoas lotam The Mall para ver o aceno do rei 

Centezas de dezenas de pessoas chagam ao The Mall para presenciar o aceno do Rei Charles III da sacada do Palácio de Buckingham.


10h15 – Porta-bandeira desmaia durante procissão da coroação 

Assistência é prestada a um porta-bandeira após desmaiar durante uma procissão após a Cerimônia de Coroação do Rei Charles III e da Rainha Camilla na Abadia de Westminster, no centro de Londres.

porta-bandeira desmaiando

Porta-bandeira após desmaiar durante uma procissão │Jon Super / POOL / AFP


10h03 – Biden não vai à coroação, mas manda cumprimentos para Charles III

O presidente americano, Joe Biden, cumprimentou o rei Charles III e a rainha Camilla por sua coroação, e saudou a “longa amizade” entre seus dois povos, em mensagem publicada em sua conta no Twitter. “A longa amizade entre os Estados Unidos e o Reino Unido é fonte de fortaleza para nossos dois povos”, assegurou, enquanto se declarou “orgulhoso” de que sua esposa, Jill, represente o país na cerimônia em Londres.

 


9h53 – Kate Middleton homenageia Diana em coroação de Charles III

Kate Middleton esposa do príncipe WIlliam, homenageou Lady Diana na coroação do Rei Charles III. Ela usou um par de brincos de pérolas da joalheria Collingwood, um presente que a mãe de seu marido ganhou em 1981.

kate com brinco de lady diana

Catarina, Princesa de Gales da Grã-Bretanha retorna ao Palácio de Buckingham da Abadia de Westminster no centro de Londres em 6 de maio de 2023, após as coroações do Rei Carlos III da Grã-Bretanha e da Rainha Camila da Grã-Bretanha │Paul ELLIS / AFP


9h45 – Rei Charles III e rainha Camilla chegam ao Palácio de Buckingham

charles III coroado (5)

rei Charles III da Grã-Bretanha e a rainha Camilla partem após a cerimônia de coroação dentro da Abadia de Westminster, no centro de Londres, em 6 de maio de 2023 │PIROSCHKA VAN DE WOUW / POOL / AFP


9h36 – Receita do Grande Almoço 

No domingo, 7, ainda em comemoração a coroação doreio, vai ser realizado, a apartir das 8h (4h em Brasília) o Grunde Almoço, que tem como prpato princial uma quiche com espinafres, favas, queijo e estragão vai marcar a coroação. É um prato que “se adapta facilmente a diferentes gostos e preferências”, explicou a Família Real no vídeo que mostra a preparação da receita. “Pode ser comido quente ou frio, com uma salada verde e batatas cozidas”, acrescentou. A quiche da coroação é um símbolo usado para incentivar as pessoas a participarem da “grande refeição das festas de rua” que acontecerão neste final de semana. Charles III, de 74 anos, que há décadas defende a ecologia e o meio ambiente, optou assim por uma receita vegetariana.


9h32 – Príncipe Louis e princesa Charlotte protagonizam momentos de fofura na coroação do avô

Filhos de William — primeiro na linha de sucessão ao trono do Reino Unido — e da princesa Catherine, a princesa Charlotte, de 8 anos, e o príncipe, Louis, 5, chamaram a atenção de quem acompanhou a cerimônia de coroação do rei Charles III. Os dois irmãos derreteram os corações dos súditos e de fãs da família real ao aparecerem de mãos dadas, caminhando perto dos pais.


9h20 – Fortuna de Charles III ultrapassa a de rainha Elizabeth II e é avaliada em cerca de R$ 4 bilhões

Charles III tem uma fortuna maior que da sua mãe, Elizabeth II, que morreu em 8 de setembro de 2022. Com a herança recebida, e avaliada em 360 milhões de libras (US$ 449 milhões ou R$ 2,245 bilhões), somada a fortuna que possuía de quando era apenas príncipe de Gales, o monarca britânico será dono de 600 milhões de libras (US$ 748 milhões ou R$ 3,740 bilhões), estimou o jornal ‘The Times’. Segundo uma fonte próxima da família real citada pelo jornal, Charles III conduziu uma ambiciosa política de investimentos para reabastecer os seus cofres após o divórcio com Diana. A separação custou-lhe 17 milhões de libras em 1996 (cerca de R$ 26 milhões, na época). Entretanto, o então príncipe de Gales já contava com os benefícios do Ducado da Cornualha, cuja renda foi recebida desde a ascensão da mãe ao trono, em 1952, até sua morte. Este foi um patrimônio criado no século XIV para dar independência financeira ao herdeiro real. Na prática, ele não é dono dos bens, mas recebe os lucros produzidos até que seja coroado. Saiba mais.


9h06 – Rei e rainha deixam Abadia de Westminster

Após um pouco mais de duas horas de coroação, o rei Charles III e a rainha Camilla deixaram a Abadia de Westminster sob o som dos sinos sendo tocados. Eles se encaminhando para o Palácio de Buckingham, onde vão acessar para o povo e acompanhar o Flypast. Esse percurso será realizado na carruagem Gold State Coach, uma carruagem de 260 anos que foi utilizada em todas as coroações desde Guilherme IV. O casal receberá a saudação real e três vivas dos militares que estiverem no desfile. Cerca de 4.000 membros das forças armadas do Reino Unido vão participar da procissão, que deve trazer William, Kate e os três filhos do príncipe herdeiro em outra carruagem, que partirá atrás do transporte real.

charles III coroado (3)


9h – Veja quem está na linha de sucessão ao trono britânico

Com a morte da rainha Elizabeth II em 8 de setembro de 2022, Charles III tornou-se rei imediatamente. Isso aconteceu porque ele é o primogênito da monarca que ficou 70 anos à frente do trono britânico. Então, conforme segue a tradição, caso ele morra ou renuncie, William, atual príncipe de Gales e o primeiro filho do rei com Lady Diana, é o primeiro na linha de sucessão, seguido por seu filho, George. Harry, duque de Sussex, o segundo filho de Charles III, só aparece na quinta posição – isso enquanto os seus sobrinhos não tiverem filhos, porque quanto maior esse número, mais ele se distancia do trono britânico. Conheça os membros da realeza que podem assumir o trono britânico.  

sucessão trono britânico


8h52 – Conheça a história de Camilla, rainha consorte que conquistou reconhecimento após ‘destruir’ conto de fadas de Charles III e Diana

Apesar de ter sido vista por muito tempo com desconfiança pelos britânicos, aos poucos conseguiu ser aceita. Antes de falecer, Elizabeth II manifestou o seu “sincero desejo” de que, quando Charles ascendesse ao trono, Camilla fosse “conhecida como rainha consorte”, em vez de princesa. Já foi um grande passo. Entretanto, no convite que o palácio apresentou faltando um mês para a cerimônia, Camilla apareceu designada simplesmente como rainha – sem o título de consorte, o que gerou uma certa revolta nas redes sociais, com algumas pessoas dizendo que ela nunca seria a rainha delas e que a verdadeira monarca era e sempre será Elizabeth II. Independente do título que for realmente dado a ela, essa é uma grande ascensão para uma mulher que, até setembro, mês de falecimento de Elizabeth II, era conhecida como Duquesa da Cornualha – Camilla escolhia não usar o título de Princesa de Gales, fortemente associado à falecida Diana. Saiba mais.

charles III coroado (1)

Britânica Camilla senta-se no trono usando uma versão modificada da coroa da Rainha Mary durante a cerimônia de coroação dentro da Abadia de Westminster, no centro de Londres, em 6 de maio de 2023 │JONATHAN BRADY / POOL / AFP


8h30 – Uma coroação com três coroas

A coroação do rei Charles III foi marcada por três coroas, duas do rei e uma da rainha. A coroa de Saint Edward, peça central das joias da coroa britânica, é a que será usada na cerimônia. É usada exclusivamente em coroações e foi utilizada pela última vez em 1953 por Elizabeth II, mãe de Charles III. Foi confeccionada para a coroação de Charles II em 1661, em substituição a uma coroa medieval, que foi fundida em 1649 pelos parlamentares após a execução de Charles I. Esta peça em ouro maciço é incrustada com pedras preciosas e semipreciosas, como rubis, ametistas e safiras, e dotada de um gorro de veludo púrpura, arrematado por uma faixa de arminho. Não é uma réplica da coroa medieval desaparecida, que se acredita que tenha pertencido ao rei Edward, o Confessor, no século XI. Mas, assim como ela, também tem quatro cruzes e quatro flores de lis. O emoji criado para o Twitter especialmente para a ocasião é inspirado nesta coroa, que pesa 2,07 kg e foi redimensionada recentemente para se ajustar à cabeça de Charles III.

Após a coroação, o rei usará a Coroa Imperial de Estado, vista pela última vez no funeral de Elizabeth II, em setembro. Confeccionada em 1937 para a coroação de George VI, também é usada na cerimônia de abertura do Parlamento. Pesa 1,06 kg e tem 31,5 centímetros de altura. É incrustada por 2.868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, 269 pérolas e quatro rubis. Esta coroa inclui o diamante Cullinan II, a segunda maior pedra talhada do diamante Cullinan que, segundo o Royal Collection Trust, é o maior diamante já descoberto.

A rainha consorte Camilla, por sua vez, usará a coroa da rainha Mary, com 2.200 diamantes. É a primeira vez em quase três séculos que uma coroa já existente será usada na coroação de um consorte. A decisão foi tomada “em prol da sustentabilidade e da eficácia”, informou o Palácio de Buckingham. Foram feitas mudanças “menores” para “refletir o estilo individual de Camilla” e “prestar homenagem” à falecida Elizabeth II. Assim, foram incluídos à peça vários diamantes, os Cullinan III, IV e V, da coleção pessoal da rainha falecida, que ela costumava usar como broches. No entanto, o controverso diamante Koh-i-Noor, apreendido pela companhia britânica das Índias Orientais em 1849, não faz mais parte da coroa.

 

*Com informações da AFP


8h21 – Charles III e Camilla são oficialmente rei e rainha do Reino Unido 

charles III e camilla coroados (1)


8h19 – Camilla é coroada e passará a ser chamada de rainha, a pedido de Charles III

charles III é coroado (1)


8h14 – William se ajoelha diante do pai e promete lealdade ao rei

Primogênito de Charles III é o prieiro na linha de sucessão ao trono britânico. “Eu, William, príncipe de Gales, prometo minha lealdade a você, e fé e verdade lhe darei, como seu suserano de vida e membros. Então me ajude, Deus”, disse.

charles III coroado (2)

Príncipe William, príncipe de Gales, da Grã-Bretanha, beija seu pai, o rei britânico Charles III, usando a coroa de Santo Eduardo, durante a cerimônia de coroação do rei dentro da Abadia de Westminster, no centro de Londres, em 6 de maio de 2023 │Yui Mok / POOL / AFP


8h12 – Coroação de Charles III é a mais cara da história da monarquia britânica

Apesar de Charles III ter preferido uma cerimônia de coroação mais simples em relação às demais já realizadas, a quantia investida permaneceu alta. Segundo estimativa da imprensa mundial, é a mais cara da história da monarquia britânica. Os investimentos deverão superar a coroação de Elizabeth II, em 1953, que custou 1,57 milhões de libras à época (corrigido, esse montante chega a 50 milhões de libras, ou R$ 312 milhões). Não se sabe o valor exato porque o Palácio de Buckingham não divulgou os custos do evento deste sábado. Quem primeiro estimou os custos foi Kinsey Schofield, apresentadora do podcast To Di for Daily e notória comentarista de questões que envolvem família real. Jornais como The New Tork Yimes e The Guardian repercutiram a notícia ou fizeram os próprios balanços, e o valor sempre gira em torno de 100 milhões de libras (R$ 629 milhões, na cotação atual). Saiba mais.


8h04 – Charles III é coroado rei 

charles III é coroado


8h – Milhares de pessoas lotam as ruas de Londres para coroação de Charles III

Um contingente do exército marcha para o rei Charles III da Grã-Bretanha e a rainha consorte Camilla saindo do Palácio de Buckingham para a Abadia de Westminster para a cerimônia de coroação em Londres, Grã-Bretanha, 06 de maio de 2023 │ EFE/EPA/Neil Hall

As ruas de Londres foram dominadas por centenas de pessoas, muitas usando vermelhor, branco e azul, cores da bandeira do Reino Unido, para a coroação do rei Charles III. Elas lotam os arredores do Palácio de Buckingham desde madrugada. O rei, 74 anos, e sua esposa, Camilla, 75, desfilaram em uma carruagem pelo centro da cidade, em um trajeto curto entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, templo da cerimônia de coroação. Milhares de admiradores da monarquia madrugaram ou passaram várias noites acampados no ‘Mall’, a grande avenida que começa no Palácio de Buckingham. “Vale a pena madrugar para ter um bom lugar”, disse o londrino Bokenham, que usava um gorro de lã com a bandeira da Grã-Bretanha. “É histórico. Ele nunca será a rainha (Elizabeth II), mas é nosso rei e hoje só queremos celebrá-lo”, disse” Hillary, que não revelou o sobrenome.


7h51 – ‘Venho não para ser servido, mas para servir’, diz rei Charles na coroação

Em Seu nome e segundo Seu exemplo, não venho para ser servido, mas para servir”, disse o rei Charles III diante de mais de 2.000 mil pessoas durante a cerimônia de coroação, realizada na Abadia de Westminster.

coroação rei charles III (1)

Rei Charles III da Grã-Bretanha participa de sua coroação na Abadia de Westminster, no centro de Londres, em 6 de maio de 2023 │Victoria Jones / POOL / AFP


7h40 – Joias e relíquias ligam coroação de Charles III à história da monarquia

Na coroação de Charles III está sendo exibidas relíquias raras e algumas das joias mais famosas do mundo, que constituem um vínculo físico e simbólico com a história da longeva monarquia britânica. São elas: Coroa de Santo Eduardo, Coroa imperial do Estado, Coroa da rainha Mary, Cetro da pomba, Cetro da cruz, Orbe Real, Vara com pomba, Unção, Esporas,  Trono do rei Edward, Cruz de Gales e Duas carruagens.

 


7h32 – Confira a trajetória de Charles III até se tornar rei

Charles III, de 74 anos, será coroado rei neste sábado, 6, em uma cerimônia realizada na Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido. Ele é o monarca mais velho a assumir essa posição. Porém, antes de conseguir substituir sua mãe, Elizabeth II, a rainha que mais tempo ficou à frente do trono britânico — foram 70 anos de reinado —, ele teve uma vida marcada por crises, paixões e chegou a ser tachado de “maluco” por admitir que falava com plantas e defendia a agricultura orgânica. Até subir ao trono. Embora sua popularidade tenha melhorado, agora enfrenta o desafio de conduzir uma difícil modernização da monarquia. O monarca não consegue consolidar a sua imagem, sobretudo perante os mais jovens, apesar de compartilhar com eles uma paixão de longa data pelo meio ambiente e pelo combate às alterações climáticas. Confira a trajetória de Charles III.

coroação charles III


7h20 – Confira os momento inciais da cerimônia de coroação de Charles III

 

 


7h15 – Príncipe William e Kate na coroação 

 


7h11 – Príncipe Harry está sentado na terceira fileira 

Príncipe Harry foi designado para a terceira fileira e está sentado ao lado dos primos, os filhos do príncipe Andrew e da princesa Anne. Após a publicação do livro “Spare”, em que o príncipe revela diversas polêmicas da família, e a divulgação do documentário “Harry & Megan”, no qual o casal conta desde a história do início do namoro até o afastamento da família real, a relação de Harry com os parentes ficou estremecida. Para piorar a situação, o príncipe terá que enfrentar o clima desconfortável sozinho, pois a esposa Meghan Markle permanecerá na Califórnia com os dois filhos do casal, o príncipe Archie e a princesa Lilibet. Confira 5 embates que Harry terá que encarar no Reino Unido para a coroação!

harry

Príncipe Harry, duque de Sussex, da Grã-Bretanha, conversa com a princesa Anne, princesa real da Grã-Bretanha, na Abadia de Westminster │Richard POHLE / POOL / AFP


7h08 – Túnica de Charles III

Charles III decidiu usar mantos de veludo de seda nas cores carmesim e roxo para sua coroação. As vestimentas já foram utilizadas pelo rei George VI, avô de Charles, em sua própria coroação em 1937, de acordo com o Palácio de Buckingham. Charles e sua esposa Camilla usarão dois conjuntos de túnicas no serviço de coroação: as chamadas “vestes de Parlamento” de cor carmesim quando chegarem e robes imperiais de veludo roxo quando saírem. Todas as peças foram conservadas ou feitas pela empresa de alfaiataria londrina de 334 anos, Ede e Ravenscroft. O robe de parlamento de Camilla foi originalmente feito para a falecida Rainha Elizabeth II, enquanto o robe imperial apresenta um novo design da Royal School of Needlework que se baseia em temas da natureza e do meio ambiente. Insetos, incluindo abelhas e um besouro, aparecerão em um manto de coroação pela primeira vez. O Palácio de Buckingham também divulgou que a coração de Charles III seá realizada em menor escala do que a de Elizabeth, mas ainda repleta de pompa e ostentação.

Manto do Rei Charles iii

Membros da Royal School of Needlework trabalham no manto de Estado que o Rei Charles III │Kirsty O ‘Connor/Pool via REUTERS


7h – Início do serviço de coroação

Charles III entra pela Grande Porta Oeste e seguirá pela nave até chegar ao espaço central da abadia. Ele será precedido por líderes e representantes religiosos de alguns países da Commonwealth que carregarão as bandeiras de seus países e serão acompanhados pelos governadores gerais e primeiros-ministros. O premiê britânico Rishi Sunak também participará deste evento. Na abadia, o rei receberá regalias, como os símbolos da realeza britânica. Segundo a Família Real, o Reino Unido é o único país europeu que ainda usa insígnias (coroa, orbe e cetros) nas coroações. Charles será presenteado com os três e outros itens ao decorrer da cerimônia. São várias as etapas que constituem o serviço de coroação:

  • Reconhecimento
  • Juramento
  • Unção
  • Investidura
  • Entronização

Na sequência, em uma cerimônia mais simples e sem juramento, a rainha consorte será ungida. A última “Coroação da Consorte” aconteceu em 1937, quando a Rainha Mãe, Elizabeth I, foi entronizada ao lado do rei George VI, seu marido. Apesar das etapas, a pedido do rei, tudo deve ser feito em um pouco mais de uma hora.


6h50 – Charles III e Camilla chegam a Abadia de Westminster

Após uma processão de aproximadamente 30 minutos e um percurso de cerca de 2,1 km, Charles III e Camilla chegam a Abadia de Westminster, onde será realizada a cerimônia de coroação.

charles III (1)

Charles III e Camilla chegam ao local da coroação │Reprodução/JPNews


6h40 Príncipe Harry chega à coroação 

Filho mais novo do rei apareceu sozinho na coroação, acompanhado dos primos, que também não fazem parte do núcleo central da família real. A esposa e os filhos filharam nos Estados Unidos.

 


6h35 – Apenas 5 pessoas viram duas coroações em sequência

Dos presentes na coroação de Charles III, apenas cinco pessoas vão poder se vanguoriar de ter visto duas coroações em sequência. São eles:

  • Charles III – ele tinha 4 anos na coroação de Elizabeth II
  • Príncipes Edward, 87 anos
  • Princesa Alexandra, 86 anos
  • Príncipes Michel, 80 anos
  • Príncipes Richard, 78 anos

Todos estiveram presentes na coroação de Elizabeth II em 1953. Apesar da princesa Anne, irmã de Charles, já ter nascido naquela época, foi considerada muito nova para ira à coroação. Só 20% dos britânicos eram vivos quando a rainha subiu ao trono.

 


6h30 – Charles III quebra quatro tradições na coroação; saiba quais são

Apostando na reformulação da monarquia e com objetivo de dar um ar mais moderno a ela, Charles III quebrará tradições reais neste histórico 6 de maio. O monarca, que chegou ao trono depois da morte de sua mãe, em setembro do ano passado, quer uma cerimônia mais econômica. Porém, a imprensa internacional estima que ela será a mais cara da história, custando 100 milhões de libras (R$ 629 milhões, na cotação atual). O evento, menos luxuoso, é apontado com um dos motivos para o não interesse das pessoas na coroação, mesmo a maioria dos britânicos acreditando que a monarquia é melhor que um chefe de Estado (58% dos 4.592 britânicos entrevistados acreditam nisso). Apesar de singelas, algumas mudanças feitas por Charles III já representam uma quebra na tradição, a começar pela redução na lista de convidados.

  • Cerimônia realizada no final de semana
  • Carruagem mais confortável
  • Traje diferente
  • Coroa de Camila

Saiba mais


6h22 – Começa a procissão rumo à Abadia de Westminster

Charles e Camilla irão percorrer cerca de 2,1 km até a Abadia. Depois, seguirão a mesma rota no percurso de volta, que será contemplado por Saudação Real das Forças Armadas do Reino Unido e da Commonwealth, bem como haverá um desfile do rei e da rainha consorte. No entanto, quando se compara com o percurso percorrido pela rainha Elizabeth II, Charles irá realizar uma rota mais curta. Isso porque, há 70 anos, a monarca percorreu cerca de 7,2 km entre ida e volta do Palácio de Buckingham à Abadia de Westminster. Carruagem está prevista para chegar por volta das 6h53.

coroação charles III (1)

Trajeto da procissão da coroação │Fred GARET, Maria-Cecilia REZENDE, Jonathan WALTER, Gal ROMA / AFP VIDEOGRÁFICOS / AFP

abadia de westminster (1)

Procissão até Abadia de Westminster │Reprodução/JPNews

 


6h22 – Primeira-dama dos EUA chega para cerimônia de coroação 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, será representado por sua esposa, a primeira-dama Jill Biden. De acordo com autoridades britânicas e americanas, isso está de acordo com o precedente, já que nenhum presidente dos EUA jamais compareceu à coroação de um soberano britânico. A Casa Branca insistiu que a ausência de Biden, conhecido por suas raízes irlandesas, “não é uma desconsideração”. Disse que o presidente e o rei têm um “bom relacionamento”, e Biden aceitou o convite de Charles para fazer uma visita de Estado ao Reino Unido. A maioria dos duques britânicos costumava comparecer vestida com trajes de coroação, mas foi afetada pelo desejo de Charles III de que a lista de convidados fosse “meritocrática, não aristocrática”.


6h17 – Lula já está na Abadia de Westminster

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, já está presente na Abadia de Westminster, onde será realizada a cerimônia de coroação de Charles III. O petista está sentado ao aldo de Emmanuel Macron, presidente da França. O líder brasileiro chegou em Londres na sexta-feira, 5, e se reuniu com Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, e mais tarde participou de um evento no Palácio de Buckingham, onde se encontrou com Charles III.


6h15 – Conheça os detalhes da carruagem que será utilizada na coroação do rei Charles III

Rompendo a tradição, o soberano, acompanhado da rainha consorte Camilla Parker-Bowles, será transportado à Abadia de Westminster, onde será realizado o evento, em uma carruagem moderna e diferente da convencional. Ao contrário da antiga monarca, a falecida rainha Elizabeth II, que, em 1953, utilizou a tradicional Carruagem de Ouro do Estado, o rei optou pela carruagem usada no Jubileu de Diamante da rainha, vista pela primeira vez em 2012 e conhecida por seu conforto.

Carruagem do Jubileu de Diamante

carruagem usada na coroação Charles III

Diamond Jubilee State Coach, carruagem do Jubileu de Diamente │Niklas HALLE’N / AFP

Apesar de parecer tradicional, tal carruagem possui diversas vantagens que tornarão o trajeto do rei na procissão melhor. Isso porque, mesmo com um designer simples, o veículo conta com ar-condicionado, vidros elétricos e até sistema de suspensão hidráulica, que garante uma direção mais segura e estável. Além disso, segundo informações do site oficial da família real, a carruagem é feita de metais, pedaços de madeira e outros materiais de navios e edifícios históricos. Eles, por sua vez, têm conexão com a Grã-Bretanha e residências reais, incluindo o Palácio de Buckingham e o Palácio de Kensington, que trazem a sofisticação e a história da família. Saiba mais.


6h10 – Veja a Abadia de Westminster por dentro

Abadia de Westminster, onde o rei Charles III será coroado oficialmente no sábado 6 de maio, foi palco de momentos-chave na história da monarquia britânica durante quase 1.000 anos. Ela foi cenário de coroações, casamentos e funerais de diversos reis, assim como de celebrações pelo longo reinado de Elizabeth II, cujo falecimento, em setembro de 2022, inaugurou um novo capítulo da realeza, agora liderada por seu filho Charles III.

 


6h06 – Convidados já estão na Abadia de Westminster

Convidados já começam a ocupar seus espaços na Abadia de Westminster, onde será realizada a coroação de Charles III. O monarca sairá em breve do Palácio de Buckingham rumo a abadia.

abadia de westminster

Vista interna da Abadia de Westminster no centro de Londres em 6 de maio de 2023, antes das coroações do rei Carlos III da Grã-Bretanha e da rainha consorte Camilla da Grã-Bretanha. A coroação é a primeira na Grã-Bretanha em 70 anos e apenas a segunda na história a ser televisionada │Gareth Cattermole / POOL / AFP


6h03 – Preparações finais para início da coroação 

 


6h – Espectadores usam capas de chuva enquanto esperam rei Charles III

Espectadores usam capas de chuva enquanto esperam o rei Carlos III da Grã-Bretanha e a rainha consorte Camilla deixarem o Palácio de Buckingham para a Abadia de Westminster para a cerimônia de coroação em Londres, Grã-Bretanha, 06 de maio de 2023. O A Procissão do Rei na carruagem do Estado do Jubileu de Diamante é acompanhada pela Escolta do Soberano da Cavalaria Doméstica.

chuva na coroação

Público aguarda pelo rei Charles III │EFE/EPA/Neil Hall


5h53 – Show para coroação de Charles III não terá estrelas da música britânica

Katy Perry, Lionel Ritchie e Andrea Bocelli encabeçam a lista de artistas que irão se apresentar no show, realizado no domingo, 7, para a coroação de Charles III em Londres. O espetáculo eclético também contará com a presença da banda Take That e do compositor de música clássica Alexis Ffrench para um público esperado de 20 mil pessoas no castelo de Windsor. O anúncio da programação confirma informações da imprensa de que grandes estrelas da música britânica, como Elton John, Adele, Ed Sheeran e Harry Styles não quiseram participar.No ano passado, como motivo do 70º aniversário do reinado de Elizabeth II, bandas como Queen com Adam Lambert e Duran Duran, além de artistas como Alicia Keys e Rod Stewart se apresentaram no Palácio de Buckingham. Elton John gravou uma homenagem para a rainha.

A coração de Charles III, primeiro acontecimento deste tipo desde o de Elizabeth em 1953, não parece cativar os britânicos. Mais preocupado com a alta da inflação que provocou uma grave crise social, o país viveu recentemente o Jubileu de Elizabeth II, em junho do ano passado, e seu funeral, em setembro. De acordo com uma pesquisa do YouGov publicada nesta sexta-feira, quase dois terços dos britânicos (64%) e 75% dos jovens não estão interessados na coroação, mas 46% dos entrevistados afirmaram que assistirão à transmissão ou a algumas das comemorações previstas.


5h45  – Katy Perry chega para coroação 

A cantora Katy Perry, que será uma das atrações do concerto da coroação, realizado no domingo, a partir das 20h (16h horário de Brasília) chegou para prestigiar a cerimônia deste sábado, marcada para 11h (7h em Brasília).


5h43 – Guardas Coldstream marcham ao longo da rota da ‘Procissão do Rei’

Guardas Coldstream marcham ao longo da rota da ‘Procissão do Rei’, um trecho de dois quilômetros do Palácio de Buckingham à Abadia de Westminster, no centro de Londres, em 6 de maio de 2023, antes da coroação do rei Carlos III.

charles e Camilla (1)

Guardas Coldstream marcham ao longo da rota da ‘Procissão do Rei’ │CARL COURT / POOL / AFP


5h40 – Famosos começam a chegar para coroação

Uma das primeiras famosas que foram convidadas para a coroação a chegar para a cerimônia foi a atriz Emma Thompson.

 


5h35 – Charles III é rei de 14 outros países da Commonwealt

Charles será o 40º monarca reinante a ser coroado na igreja central de Londres desde o rei Guilherme I em 1066. Fora do Reino Unido, ele também é rei de 14 outros países da Commonwealth, incluindo Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Camilla, sua segunda esposa, será coroada rainha ao lado dele e será conhecida como Rainha Camilla após a cerimônia.

coroação do rei charles III


5h32 – Charles III e Camilla a caminho do Palácio de Buckingham

O rei Charles III da Grã-Bretanha e a rainha Camilla da Grã-Bretanha sobem de carro até o Palácio de Buckingham no início do dia, no centro de Londres, em 6 de maio de 2023, antes de suas coroações. A coroação é a primeira na Grã-Bretanha em 70 anos e apenas a segunda na história a ser televisionada.

charles e Camilla

Rei Charles III da Grã-Bretanha e a rainha Camilla da Grã-Bretanha sobem de carro até o Palácio de Buckingham │Marco BERTORELLO / AFP


5h25 – Quem comparecerá à coroação de Charles III?

Diferente de sua mãe, Elizabeth II, o rei Charles III preferiu uma lista mais reduzida de convidados, com um pouco mais de 2.000 – a da monarca que mais tempo ficou à frente do trono britânico teve 8.000. Dentre a lista de convidados está atriz e atores, líderes mundiais e príncipe Harry, a qual havia dúvidas se estaria presente ou não.

Líderes mundiais

Lula, presidente do Brasil;
Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico;
Humza Yousaf, primeiro-ministro da Escócia;
Emmanuel Macron, presidente da França;
Frank-Walter Steinmeier, presidente da Alemanha;
Andrzej Duda, presidente da Polônia
Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália;
Shehbaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão;
Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas;
Rei da Espanha, Felipe VI;
Rei da Suécia, Carl XVI Gustaf;
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

 

Família Real

Príncipe Harry, filho de Charles;
Príncipe William, filho de Charles;
Kate Middleton, princesa de Gales e esposa de William;
Princesa Anne, irmã de Charles;
Duque Edward, irmão de Charles;
Príncipe Andrew, irmão de Charles;
Princesa Beatrice, filha de Andrew;
Princesa Eugenie, filha de Andrew;
Princesa Zara, filha de Anne;
Príncipe George, neto de Charles;
Freddy Parker Bowles, neto da rainha consorte Camilla;
Louis Lopes, neto de Camilla;
Gus Lopes, neto de Camilla.


5h15  – Emoji especial da coroação

A família real britânica revelou o emoji que foi criado especialmente para a coroação. Ele representa a coroa de Edward, do século XVII, que o novo monarca do Reino Unido usará na cerimônia. O emoji irá acompanhar as mensagens publicadas no Twitter com as hashtags #Coronation, #CoronationBigLunch, #TheBigHelpOut e outras do mesmo estilo. A coroa britânica já havia lançado um emoji especial para o jubileu de platina da rainha Elizabeth II, em 2022.

 


5h12 – Not my King: Britânicos protestam contra monarquia

Britânicos protestam no centro de Londres perto de onde Charles III e Camilla vão ser coroados. Os protestos já estavam marcados para serem realizados neste sábado. Apesar da maioria dos ingleses acreditarem que a monarquia segue sendo como a melhor opção de governo, os jovens não apoiam o monarca de 74 anos e dizem que ele está distante do povo. Os oponentes republicanos que querem um chefe de estado eleito planejam protestar no dia com cartazes declarando “Não é meu rei”. Charles III será o 40º monarca reinante a ser coroado na igreja do centro de Londres desde o rei Guilherme I em 1066. Um dos organizadores do protesto foi detido pela polícia britânica.


5h08 – Fãs da realeza acampam para ver coroação de perto

Fãs da realeza estão acampados há vários dias no Mall, a longa avenida que segue até o palácio, para garantir um lugar privilegiado e observar o cortejo real e poder acompanhar de perto todos os momentos da primeira cerimônia realizada em 70 anos. Na sexta eles tiveram uma surpresa, o rei e o príncipe William e sua esposa passaram por lá e falaram com os fãs. “É um momento histórico. Temos muita sorte de vivenciar uma coroação”, declarou Marie Scott, 52 anos. Ela também disse que acompanhar os eventos reais presencialmente não são o mesmo que assistir na televisão.

pessoas acampando para coroação charles III

Fãs da realeza são vistos acampando ao longo da rota da procissão com suas barracas e cadeiras de acampamento no The Mall, perto do Palácio de Buckingham │Ben Stansall / AFP


5h – Programação da Coroação

A coroação de Charles III e Camilla começa logo pela manhã, às 10h20 (6h20 horário de Brasília). O monarca de 70 anos optou por uma cerimônia menos grandiosa e mais moderna, demonstrações dessa decisão são: lista reduzida de convidados, chapéus no lugar de diademas, aristocratas sem toga, coroa reciclada, óleo de unção vegano, meninas entre os alunos bolsistas e carruagem mais confortável.

6h20: Procissão da Carruagem de Charles III e Camilla, conhecida como a Procissão do Rei, sai do Palácio de Buckingham

6h53: A carruagem chega ao Grande Portão Oeste da Abadia. Os Trompetistas Estaduais da Cavalaria Doméstica, estacionados na Abadia, soarão uma fanfarra quando Suas Majestades chegarem ao Portão Oeste da Abadia de Westminster.

6h54: Tocam os sinos da abadia

7h: Início do serviço de coroação

9h: Procissão da Coroação parte da Abadia de Westminster. Os sinos da abadia tocarão.

10h30: Acesso ao povo e Flypast

Confira os detalhes da coroação

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.