Confira como foi o funeral da rainha Elizabeth II
Segundo comunicado divulgado pela Família Real, corpo da rainha foi sepultado por volta das 17h10; monarca ficou 70 anos à frente do trono britânico
Milhares de pessoas se despediram nesta segunda-feira, 19, da rainha Elizabeth II. O funeral na monarca, que ficou 70 anos à frente do trono britânico, começou na Abadia de Westminster, onde centenas de súbditos aguardavam para dar o último adeus. No interior do local, convidados, entre eles chefes de Estados, como o presidente jair Bolsonaro e Joe Biden, estavam presentes. Uma carreta da Royal Navy, com dezenas de integrantes da Marinha, transportou o caixão da soberana mais longeva do Reino Unido, coberto com a bandeira e os principais símbolos da monarquia. O rei Charles III e outros membros da família real, como os príncipes Harry e William, acompanharam o cortejo a pé. O funeral foi transmitido ao público até às 14h, quando uma cerimônia foi realizada na Catedral de São Jorge, em Windsor. Depois, o evento ficou privado, e apenas membros da família real e pessoas íntimas tiveram acesso. O sepultamento de Elizabeth II foi realizado no final da noite, por volta das 19h30 (15h30 horário de Brasília). Dentr vários momentos histórios e marcantes, está a hora em que o joalheiro da família real retirou a coroa e as joias de cima do caixão da rainha, representando o final do reinado da monarca. Elizabeth II foi sepultada no Castelo de Windsor ao lado do marido, Príncipe Philip, que faleceu no em 2021, e de seu pai, mãe e irmã. Confira abaixo a cobertura especial do Portal da Jovem Pan sobre o funeral da rainha Elizabeth II:
17h25- Jovem Pan encerra a cobertura especial do funeral da rainha Elizabeth II
Encerramos aqui a cobertura especial sobre o funeral da rainha Elizabeth II, morta em 8 de setembro. Obrigada por nos acompanhar. Para mais notícias, basta acessar AQUI.
17h12 – Rainha foi enterrada, informa família real
No final da noite no Reino Unido, por volta das 17h15 no horário de Brasília, a Família Real informou que a rainha Elizabeth II foi enterrada. “A rainha foi enterrada junto com o duque de Edimburgo, na Capela Memorial do Rei George VI”, disse o comunicado comparitlhado no site oficial. A cerimônia foi reservada apenas para a família próxima, ressalta o comunicado, sem dar mais detalhes.
13h40 – Rei Charles III chora ao ouvir o hino ‘God Save the King’
O rei Charles III se emocionou ao ouvir o hino do Reino Unido ‘God Save the King’ durante o funeral da rainha Elizabeth II, sua mãe. Desde que se tornou rei, o monarca não pode mais cantar o hino. As câmeras registraram o momento em que o rei estava limpando as lágrimas na Abadia de Westminster, local em que foi realizado o funeral e que constou com vários chefes de estado, entre eles, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
13h01 – Cerimônia na capela de São Jorge foi a última pública
A cerimônia, realizada na capela de São Jorge, foi a última a ser transmitida para o público. A partir de agora, o evento será privado apenas para membros familiares. O sepultamento será ainda nesta segunda às 19h30 (15h30 em Brasília).
12h53 – Corpo da Rainha está sendo baixado para o cofre real
Ao som de um flautista e de “God save the King”, a rainha Elizabeth II está sendo lentamente abaixada para o cofre real. A partir de agora, a cerimônia será privada para membros familiares e não terá mais transmissão. A participação do gaiteiro em Windsor foi um desejo pessoal da manorca, informou o Palácio de Buckingham.
As The Queen’s Committal Service comes to a close, Her Majesty’s Piper plays a lament. pic.twitter.com/4DVIUuCoPO
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
12h45 – Fim de uma Era: Coroa de Estado Imperial é removido de Elizabeth II
Como parte da cerimônia, o joalheiro da família removeu o Coroa de Estado imperial e as demais joias de cima do caixão de Elizabeth II, marcando o fim do reinado da monarca. Na sequência, rei Charles III, colocou em cima do caixão a Cor do Acampamento da Companhia da Rainha, uma bandeira dos Guardas Grandeiras, e o Lord Chamberlain quebrou a varinha. Essa celebração mostra o fim do serviço da soberana.
The Instruments of State; the Imperial State Crown and the Orb and Sceptre have remained with Her Majesty’s coffin.
At the Committal Service, they were placed on the
High Altar at St George’s Chapel. pic.twitter.com/fDFQLSSmP1— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
12h32 – Caixão de Elizabeth II está posicionado no centro da capela
O caixão de Elizabeth II foi posicionado no centro da Capela de São Jorge. Durante a cerimonia, está previsto que o joalheiro da coroa retire a Coroa de Estado Imperial de cima do caixão, simbolizando o fim do reinado da monarca que ficou à frente do trono britânico por 70 anos.
12h20 – Cachorros da rainha aguardavam sua chegada na Capela de São Jorge
Os cachorros da rainha, da raça corgi, foram vistos do lado de fora da Capela de São Jorge, aguardando o caixão da monarca chegar. Muick e Sandy foram colocado sobre os cuidados do Príncipe Andrew e sua esposa, Sarah Ferguson.
12h12- Caixão de Elizabeth II entra na Capela de São Jorge
Caixão da rainha Elizabeth II chega à Capela de São Jorge para realização de uma cerimônia privada que contará com 800 pessoas. Essa é a segunda parte da celebração do funeral da monarca que será sepultada nesta segunda às 19h30 (15h30 em Brasília). A parte final o cortejo foi acompanhada pelo rei Charles II e outros membros da família real.
12h04 – Olena Zelenska participa de funeral de Elizabeth II e agrade oportunidade: ‘Uma grande honra para mim ‘
Olena Zelenska, esposa de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, foi uma das convidadas para o funeral da rainha Elizabeth II. A primeira-dama ucraniana agradeceu a oportunidade no Twitter e relembrou as ajudas da monarca ao seu país que desde fevereiro está em guerra com a Rússia. “Uma grande honra para mim estar presente na despedida de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II em nome de todos os ucranianos. Sua atenção a 🇺🇦 foi um importante sinal de apoio. Ela nos desejou tempos melhores e compartilhou nosso desejo de liberdade. Sempre o lembraremos com profunda gratidão.”, escreveu.
A great honor for me to be present at the farewell to Her Majesty Queen Elizabeth II on behalf of all Ukrainians. Her attention to 🇺🇦 was an important signal of support. She wished us better times and shared our desire for freedom. We will always remember it with deep gratitude. pic.twitter.com/4DJqhLbIUn
— Олена Зеленська (@ZelenskaUA) September 19, 2022
11h50 – Elizabeth II preparou minuciosamente todo seu funeral
O funeral de Elizabeth II foi pensado e elaborado pela própria monarca. Há anos ele está sendo preparado. Conforme informações do Palácio de Buckingham e compartilhadas pela BBC, grande parte da música utilizada foi composta por Sir William Harris, que serviu como organista na Capela de São Jorge entre 1933 e 1961, durante grande parte da infância da rainha. O caixão de Elizabeth II também já estava pronto há mais de 30 anos e não se sabe quem foi o responsável pela produção e nem a data exata de quando foi confeccionado.
At 16:00 Her Majesty The Queen’s Committal Service will take place at St George’s Chapel, Windsor Castle.
Read the Order of Service:
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
11h38 – Bisnetos da rainha Elizabeth II acompanham o funeral
Pela primeira vez na história, os bisnetos de uma monarca acompanharam o funeral. Os filhos do príncipe de Gales, William, e Kate Middleton, George e Charlotte, estiveram presentem na abadia de Westminster e acompanharam o cortejo pelas ruas de Londres, acompanhados da mãe e da tia, Meghan Markle.
11h25 – Caixão de Elizabeth II chega a Windsor e é levado em cortejo até a capela de São Jorge
O caixão de Elizabeth II chegou em Windsor para mais uma parte da cerimônia de seu funeral. A monarca será sepultada no Castelo de Windsor às 19h30 (15h30 em Brasília). Tiros foram disparados e sino tocados para marcar a chegada da monarca.
⚫ The Committal Service of Her Majesty The Queen at St George’s Chapel:
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
11h20- Funeral da rainha Elizabeth II: confira a lista de convidados e dos esquecidos
Além da família real e dos primeiros-ministros do Reino Unido, do passado e do presente, e figuras-chave da vida pública de Abadia de Westminster, líderes mundiais, com os quais o Reino Unido mantém relações diplomáticas, também foram convidados para participar do último adeus à monarca, que ficou 70 anos à frente do trono britânico. Os convites foram designados para cerca de 500 chefes de Estado e dignatários estrangeiros. (Saiba mais).
11h03 – Conheça o local em que o corpo da Rainha Elizabeth II será sepultado e quem está enterrado lá
Depois de uma série de homenagens de centena de milhares de pessoas que passaram horas na fila e de percorrer mais de 500 quilômetros, o corpo da Rainha Elizabeth II chegam nesta segunda-feira, 19, à Capela Memorial do Rei George VI, localizada no Castelo de Windsor. Lá, os restos mortais da monarca serão enterrados ao lado de diversos membros da realeza. Saiba quem são.
10h47 – Funeral de Elizabeth II em números
O funeral de Elizabeth II é considerado o funeral do século. Não é por acaso que os número associados a essa cerimônia que acontece desde a manhã desta segunda-feira, 19, são altos. A monarca, que ficou 70 anos à frente do trono britânico, faleceu no último dia 8 de setembro e durante esse tempo, centenas de homenagens foram realizadas e pessoas se reuniram para se despedir. Elizabeth II será sepultada nesta segunda por volta das 19h30 (15h30 em Brassília), no Castelo de Windsor, onde estão enterrados seus pais, irmã e marido. Confira alguns números relacionados ao funeral de Estado da monarca que ficou mais tempo à frente no torno britânico.
Desde quarta-feira, 14, quando a visitação do caixão de Elizabeth II foi aberto ao público, cerca de 750 mil pessoas foram até Westminister Hall para deixar sua homenagem. A fila precisou ser fechada por causa da grande fluxo. Celebridades, como o ex-jogador de futebol David Beckham, ficaram horas na fila, assim como outros súditos. O tempo de espera para visita chegou a ser de 24 horas. Quando os últimos visitantes prestaram seu respeito às 6h30 (2h30 de Brasília) de segunda-feira, marcou 189 horas de exposição ao público.
A “coroa imperial de Estado”, que Elizabeth usou após sua coroação em 1953, posta em cima do caixão da monarca, conta com 2.868 diamantes. A coroa ainda conta com outras pedras preciosas, como: 269 pérolas, 17 safiras e 11 esmeraldas. Autoridades londrinas estimam que a fila para dar último adeus à Elizabeth II seja de 16 km. Do no centro de Londres até o parque Southwark, e mais outras três milhas (4,8 quilômetros) dentro do parque. Mais de mil oficiais, voluntários, marechais e policiais estarão disponíveis em todos os momentos para ajudar aqueles que se juntarem à fila.
10h13 – ‘Quero fazer parte da história’, dizem britânicos que madrugaram para se despedir de Elizabeth II
Centenas de britânicos acordaram cedo para garantir um espaço para acompanhar o funeral da rainha Elizabeth II, realizado nesta segunda-feira, 19, e “fazer parte da história”. Mesmo as baixas temperaturas não expulsaram quem estava lá. Antes das 7h (3h em Brasília), o público já estava lotado em torno do Palácio de Buckingham e da Abadia de Westminster, onde a cerimônia religiosa começou às 11h. “Eu queria fazer parte. É um grande dia da nossa história, isso faz parte de nossas vidas”, disse à Susan Davies, 53 anos, que chegou às 6h30 no Hyde Park Corner, vinda de Essex, ao leste de Londres, com o marido e dois filhos adolescentes. “Eu quero fazer parte da História”, afirma Jack, seu filho de 14 anos, que deseja explicar o evento às futuras gerações. “Falarei deste momento com meus filhos. Direi a eles: Estava lá!”.
Um pouco depois na fila, Calon Thompson, um estudante de cinema de 20 anos e morador de Bedford (norte de Londres), espera assistir ao funeral ao vivo com seu celular, já que queria ver a passagem “do caixão e da família real”. Ele chegou às 06h da manhã. “Queríamos estar na primeira fila. Pensávamos que estaríamos em meio à multidão, mas estamos aqui, no melhor lugar, com a melhor vista. Fantástico!”, afirmou, descrevendo uma atmosfera “muito emocionante, mas também triste”. Algumas pessoas passaram a noite, como Bethany Beardmore, contadora de 26 anos, que chegou às 21h de domingo para não perder “uma parte da História”. “Fazia frio, nós não dormimos”, mas “havia um clima agradável, todo mundo conversava”, explica o homem, que aguentou a fila graças ao açúcar e à cafeína.
9h58 – Metrô de Paris homenageia Elizabeth II durante seu funeral
Uma estação de metrô de Paris foi renomeada Elizabeth II por um dia como homenagem à rainha britânica durante seu funeral. Localizada nos Campos Elísios, a estação de George V –que leva o nome do avô da falecida soberana– foi substituído nesta segunda-feira por uma placa que lembra a monarca mais antiga do Reino Unido. “Queríamos nos juntar ao luto colocando a placa ‘Elizabeth II 1926-2022’ na estação George V na linha 1”, disse porta-voz da operadora RATP. A estação voltará ao seu nome oficial na terça-feira. A estação de metrô tem o nome de George V, que reinou de 1910 a 1936. Seus filhos o sucederam sob os nomes de Edward VIII e George VI (o pai da futura Elizabeth II). Na França, as autoridades ordenaram que bandeiras fossem hasteadas a meio mastro em prédios públicos nesta segunda-feira para o funeral de Estado da rainha.
*Com infomações da AFP
9h45 – Caixão de Elizabeth II se encaminha para Castelo de Windsor
Após uma procissão até Wellington Arch, o caixão da rainha foi colocado em um carro fúnebre para ser encaminhado para o Castelo de Windsor, onde será realizado o sepultamento. A monarca está deixando Londres e milhões de súditos aproveitam o momento para aplaudi-lá e jogares rosas em homenagem a ela. A princesa Anne está acompanhando o caixão da mãe. O hino nacional foi tocado quando o carro funerário partiu de Wellington Arch, e o rei Charles fez uma saudação.
9h37 – Bilhete de Rei Charles III está em cima do caixão de Elizabeth II
Um bilhete escrito pelo Rei Charles III, filho de Elizabeth II, está posicionado em cima do caixão da monarca e acompanha o buque de flores que foram colhidas no jardim do Palácio Buckingham. O cartão diz: “In loving and devoted memory. Charles”, que pode ser traduzido como “Em memória amorosa e devotada. Charles”.
9h25 – Militares começam a se posicionar em Wellington Arch para receber o caixão da rainha
Away from the glare of the crowds, military personnel & others have taken up position before the coffin carrying the Queen passes through Wellington Arch pic.twitter.com/azjYbVZIz9
— Ben Quinn (@BenQuinn75) September 19, 2022
9h18 – Policial desmaia durante funeral de Elizabeth II
Um policial precisou ser resgatado durante o funeral de Elizabeth II após desmaiar. Na imagem, é possível ver o momento em que ele é levado em uma maca. De acordo com o sistema de saúde Saint John Ambulance, mais de 400 pessoas precisaram que atendimento médico enquanto esperavam na fila para visitar o caixão da monarca que ficou exposto até a manhã desta segunda-feira em Westminster Hall.
9h03 – Tiros de canhão são disparados durante funeral de Elizabeth II
Como parte da cerimônia do funeral de Elizabeth II, tiros de canhão foram disparados nesta segunda-feira, 19, durante a procissão que leva o caixão da monarca até Wellington Arch e o Hyde Park Corner.
8h56- Multidões em parque de Londres se reúnem para ver funeral da rainha
Milhares de pessoas se reúnem no Hyde Park de Londres para assistir ao funeral da rainha Elizabeth II em telas erguidas para a ocasião na segunda-feira, 19. Os participantes do piquenique no parque ficaram em silêncio no segundo em que o caixão de Elizabeth II apareceu nas telas em meio a cenas de pompa, um final apropriado para a monarca mais longeva da Grã-Bretanha, que conquistou respeito em todo o mundo por seus 70 anos no trono. (Saiba mais).
8h45 – Líderes mundiais no funeral de Elizabeth II
Centenas de líderes mundiais foram convidados para participar do funeral de Elizabeth II. Autoridades como o presidente norte-americano, Joe Biden, e sua esposa, Jill Biden, a primeira-ministra do Rieno Unido, Liz Truss, o ex-rei da Espanha, Juan Carlos, e a ex-rainha Sofia, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e sua esposa, Kim Kun-hee, são alguns dos presentes, o presidente francês, Emanuel Macron, e sua esposa, Brigitte.
8h30 – Jair Bolsonaro e Michelle estão presentes no funeral de Elizabeth II
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e sua espora, Michelle Bolsonaro, estão presentes no funeral da rainha Elizabeth II. O líder brasileiro chegou a Londres no domingo, 18, e visitou o caixão da monarca em Westminster Hall. Em seguida, Bolsonaro assinou o livro de condolências e homenageou Elizabeth: “Nossos sentimentos à família real e ao povo do Reino Unido.
8h20 – Rei Charles III não deve alcançar a popularidade de Elizabeth II, analisa professor
Uma pesquisa do YouGov apontou que a imagem da realiza melhoru entre os britânicos: 67% dizem acreditar que a monarquia deveria continuar. Contudo, diferente de Elizabeth II que tinha uma boa popularidade, o professor de ciência política da Berea College, nos Estado Unidos, Carlos Gustavo Poggio, afirma que rei Charles III não deve conseguir a mesma façanha que a mãe.
8h10 – Programa do funeral de Elizabeth II
Das 11h (7h em Brasília) até às 19h30 (15h30) em Brasília, será realizado toda a cerimônia de homenagem à Elizabeth II que faleceu a onze dias. Durante todo o dia será seguido uma programação planejada há anos de maneira meticulosa.
- 6h30 (2h30 Brasília)
A capela com o caixão de Elizabeth II fecha as portas para a população em Westminster Hall.
- 8h (4h)
Os convidados podem começar a entrar na Abadia de Westminster, onde acontecerá o funeral.
- 10h35 (6h35)
Carregadores levantam o caixão do catafalco onde está desde quarta-feira e o levam até a carruagem que aguarda diante da porta norte de Westminster Hall.
- 10h52 (6h52)
A carruagem chega ao portão oeste da Abadia de Westminster, seguida a pé por seu filho mais velho e sucessor Carlos III e outros membros da realeza. Os carregadores levantam o caixão e o levam para a abadia.
- 11h (7h00)
O deão de Westminster, David Hoyle, oficia a cerimônia fúnebre, na qual o arcebispo de Canterbury e líder espiritual da Igreja Anglicana, Justin Welby, pronuncia um sermão.
- 11h55 (7h55)
Ouve-se o Last Post, um toque de corneta usado em funerais e cerimônias militares, seguido por dois minutos de silêncio.
- 12h (8h)
A cerimônia termina com o hino nacional, agora God Save the King, e uma composição musical de luto.
- 12h15 (8h15)
A carruagem transporta o caixão até o Wellington Arch e o Hyde Park Corner, perto do Palácio de Buckingham, a residência oficial dos reis em Londres. A família real e membros das Forças Armadas dos países da Commonwealth acompanham o cortejo, ao som do sino do Big Ben e de salvas de canhão.
- 13h (9h)
O caixão chega ao Wellington Arch e é levado para um carro fúnebre, que o transporta até o Castelo de Windsor, ao oeste de Londres.
- 15h06 (11h06)
O carro fúnebre chega a Windsor e segue para o castelo pela avenida Long Walk.
- 15h40 (11h40)
O rei e membros da família real se unem ao cortejo a pé no Castelo de Windsor antes que a comitiva chegue à capela às 15H53.
- 16h (12h)
A cerimônia fúnebre começa na Capela de St. George com a presença da família real, líderes dos países da Commonwealth e funcionários do serviço da rainha. Após 45 minutos, o caixão é introduzido no panteão real.
- 19h30 (15h30)
O sepultamento de Elizabeth II acontece em cerimônia privada na Capela de St. George, onde já estão os corpos de seu pai, o rei George VI, de sua mãe Elizabeth e as cinzas de sua irmã Margaret. O caixão de seu marido, o príncipe Philip, será enterrado no local ao mesmo tempo.
8h – Sepultamento será realizado às 19h30 (15h30 em Brasília)
O funeral de Elizabeth II será realizado durante todo o dia. Iniciado às 11h (6h em Brasília), o sepultamento está previsto para ser realizado às 19h30 (15h30 em Brasília) no Castelo de Windsor, localizado nos arredores de Londres. Lá também foram sepultados o rei Geroge VI, pai de Elizabeth II, sua mãe, irmão e o marido, príncipe Philip, que morreu no ano passado.
7h45- Arcebispo de Canterbury relembra promessa feita por Elizabeth II quando se tornou rainha
O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, relembrou uma promessa feita por Elizabeth II, aos 26 anos, quando foi coroada rainha. Na ocasião, a monarca prometeu que seria dedicada a servir a nação e a Commonwealth. “Raramente tal promessa foi tão bem cumprida”, disse o arcebispo. “O exemplo de Sua falecida Majestade não foi dado por sua posição ou ambição, mas por quem ela seguiu. Sei que Sua Majestade compartilha a mesma fé e esperança em Jesus Cristo que sua mãe; o mesmo sentido de serviço e dever”, acrescentou.
7h35 – Meghan Markle comparece ao funeral
Meghan Markle, esposa de Harry, comparece ao funeral de Elizabeth II e aparecer ao lado dos filhos de William e Kate. A relação entre a norte-americana e a família real ficou abalada após denúncia de preconceito.
7h20- Cerimônia está sendo realizada para Elizabeth II
Uma missa está sendo realizada na Abadia de Westminster em homenagem à rainha Elizabeth II, que faleceu no último dia 8. Membros da família estão presentes na cerimônia. As músicas que foram e ainda vão ser tocadas durante todo o evento, foram escolhidas pela própria monarca. O funeral tem previsão de durar 13 horas. O local onde está sendo realizado o funeral, foi onde Elizabeth II casou e foi coroada. “Agora reunimos, milhares de pessoas de todo o mundo, para lamentar sua perda”, disse o arcebispo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.