Após resultado de testes atrasados, Equador dobra casos de coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2020 17h58
Rodney Costa/Estadão Conteúdo Duas pessoas com máscaras de proteção contra a Covid-19 na rua Com esse novo número, país ocupa o segundo lugar em infecções na América do Sul

O Equador dobrou seu número oficial de infecções do novo coronavírus nesta quinta-feira (23) para 22.160, depois de obter os resultados de milhares de testes atrasados.

O ministro da Saúde, Juan Carlos Zevallos, disse que os resultados ainda “não foram computados” nos infográficos oficiais, onde aparecem 11.183 casos, aos quais serão adicionados agora os 10.977 que deram positivo no conjunto que aguardava resposta.

O ministro também argumentou que outros 12.879 deram negativo. “É óbvio que, quando houver mais casos testados, o número de positivos aumentará, bem como o de negativos”, afirmou Zevallos em entrevista coletiva, logo após a chefe do governo, María Paula Romo, ter divulgado os dados oficiais de hoje.

Com esse novo número, o Equador, um dos países mais afetados pela pandemia, ocupa o segundo lugar em infecções na América do Sul, atrás somente do Brasil, com mais de 49 mil casos. O país ultrapassou Peru e Chile, que estavam à frente em termos infecções, mas não em mortes.

De acordo com as informações mais recentes fornecidas pelo Ministério da Saúde Pública, por província, a de Guayas, cuja capital é Guayaquil, continua reunindo a maioria dos casos, seguida por Pichincha e Azuay.

Embora o governo tenha enfatizado que as orientações para a população continuam sendo as de ficar em casa, nas próximas semanas algumas atividades serão retomadas, principalmente as que geram “menor capacidade, maior distância na rua, organização de turnos” ou que priorizem entregas a domicílio.

María Paula Romo ressaltou que os protocolos deverão ser seguidos nos escritórios, assim como nos transportes, parques e ruas, em uma eventual próxima fase.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.