É igual ao da China? Portugal inicia projeto para saber ‘identidade’ do coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2020 11h30 - Atualizado em 06/05/2020 11h31
Estela Silv/EFEPortugal vai trabalhar para sequenciar o genoma do novo coronavírus

Portugal, país com 1.089 mortes por Covid-19 até o momento, está trabalhando em um projeto-piloto para “sequenciar” mil genomas do novo coronavírus, que darão respostas a novos surtos da doença.

De acordo com o que disse nesta quarta-feira (06) o secretário de Estado da Saúde, António Sales, o objetivo deste projeto, liderado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, é identificar cadeias de transmissão, as áreas pelas quais ele entrou em Portugal e, dessa maneira, ter maiores orientações antes de um possível novo surto.

“Queremos saber a identidade do coronavírus, se é o mesmo que entrou na China ou se sofreu mutação”, explicou Sales, já que o genoma desse vírus foi alterado 150 vezes desde seu aparecimento na China, esclareceu.

Segundo as estatísticas de hoje, Portugal registrou 480 novas infecções nas últimas 24 horas. Portanto, o número de positivos é de 26.182 pessoas.

O governo português continua a se concentrar nos diagnósticos em massa para controlar a pandemia, razão pela qual 471 mil testes de Covid-19 já foram realizados desde 1º de março.

*Com informações da Agência EFE