Premiê esloveno ameaça cortar verbas da OMS: ‘Demita-se agora, Tedros’

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2020 13h56
Montagem sobre fotos/Salvator Di Nolfi/Igor Kupljenik/EFE À esquerda, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e, à direita, o premiê esloveno, Janez Jansa

O primeiro-ministro da Eslovênia, o conservador Janez Jansa, pediu a renúncia do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, e, assim como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar verbas destinadas à entidade.

“Demita-se! Agora, Tedros”, escreveu o premiê no Twitter ao comentar um vídeo que mostra o chefe da OMS pedindo para que a pandemia do coronavírus não se torne motivo de disputas políticas.

Adhanom Ghebreyesus fez o apelo após Trump acusar a OMS de administrar mal a crise da Covid-10 e cogitar a possibilidade de cortar repasses à organização.

“Todos devemos fazer isso”, escreveu Jansa em outro tweet, em apoio à ameaça do presidente americano.

 

Ontem, o premiê esloveno já havia criticado a União Europeia por não oferecer ajuda a seu país e elogiado Hungria e Polônia por fazê-lo.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores esloveno, Jelko Kacin, disse hoje que, antes de suspender os pagamentos, o país europeu prefere uma reforma da entidade.

Kacin afirmou que o governo esloveno não prevê cortar o repasse imediatamente, mas também acusou a OMS de ter reagido tardiamente à pandemia e considera justificadas as críticas à organização.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.