Europa pode ter nova onda de Covid-19 no outono, alerta especialista

  • Por Jovem Pan
  • 29/05/2020 10h30 - Atualizado em 29/05/2020 10h40
EFE/EPA/ANDREA FASANI Silvio Brusaferro alertou para a necessidade de controlar rigorosamente a aparência de novos surtos "e tomar medidas"

O presidente do Instituto Superior de Saúde da Itália (ISS), Silvio Brusaferro, alertou nesta sexta-feira (29) que uma nova onda de infecções pelo coronavírus no outono europeu não pode ser excluída. Ele explicou que a nova disseminação do vírus pode ser confundida com doenças respiratórias típicas desse período.

Brusaferro alertou que “no outono, uma patologia como a Sars-cov-2 – responsável pela Covid-19 – pode ser mais disseminada e confundida com outros sintomas respiratórios. A famosa hipótese da segunda onda está relacionada com isso, o que, de ponto de vista técnico-científico, é algo que é dado como certo”, disse.

O presidente do ISS enfatizou que “o vírus ainda está presente” e que “os comportamentos individuais são as medidas mais eficazes para reduzir sua circulação”. Nesse sentido, as próximas semanas serão decisivas já que é esperada a retomada do movimento entre regiões a partir da próxima quarta-feira (4).

Embora não existam estudos oficiais, “o número de pessoas que entraram em contato com o vírus é limitado, mesmo que varie de região para região e muitas pessoas que não entraram em contato e, são portanto, suscetíveis ao vírus, uma reserva para sua propagação”.

Silvio Brusaferro alertou para a necessidade de controlar rigorosamente a aparência de novos surtos “e tomar medidas”. “Ultrapassamos a curva máxima de infecção e estamos em declínio. Mas precisamos ter a capacidade de identificar e diagnosticar casos suspeitos de forma precoce e rápida, onde eles devem ser isolados e controlados”, acrescentou.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.