OMS confirma dois casos de hantavírus e identifica cinco suspeitos em cruzeiro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta terça-feira (5) dois casos de hantavírus entre as pessoas a bordo ou que desembarcaram de um cruzeiro ancorado em Cabo Verde, do qual três pessoas morreram.
“Em 4 de maio de 2026 foram identificados sete casos (dois casos de hantavírus confirmados em laboratório e cinco suspeitos), incluindo três falecimentos, um paciente em estado crítico e três pessoas com sintomas leves”, afirmou a OMS em um comunicado.
Três dessas pessoas já não estão no cruzeiro e quatro permanecem a bordo.
A OMS anunciou ainda que tenta localizar os passageiros do voo que saiu da ilha de Santa Helena com destino a Joanesburgo, do qual foi retirada uma turista holandesa infectada com hantavírus que morreu em um hospital da África do Sul.
A holandesa de 69 anos, cujo marido de 70 anos morreu a bordo do cruzeiro, havia desembarcado em Santa Helena em 24 de abril “com sintomas gastrointestinais” e embarcou no dia seguinte em um voo com destino a Joanesburgo, indicou a OMS.
Ela morreu no dia 26 de abril e sua infecção por hantavírus foi confirmada na segunda-feira. “Iniciamos as buscas para localizar os passageiros do voo”, acrescentou a OMS em um comunicado.
OMS suspeita de transmissão do hantavírus entre pessoas
Assuntos
continue lendo
Mundo
Starmer renuncia ao Parlamento britânico após deixar cargo de premiê
Ex-primeiro-ministro havia afirmado em julho que permaneceria como deputado até a próxima eleição
- Número de mortes causadas pela avalanche no Nepal e no Tibete passa de 1.000 AFP · há 2 horas
- Presidente do Irã afirma que ameaças dos EUA prejudicam solução diplomática AFP · há 3 horas
- Mulher é baleada pela polícia após esfaquear duas pessoas em Nova York AFP · há 13 horas
- André Esteves, do BTG Pactual, participa de reunião com Trump em Washington Matheus Alleoni · há 22 horas