Príncipe Harry irá sozinho ao funeral do avô, Philip, no próximo sábado

Grávida, Meghan Markle foi aconselhada por seu médico a não acompanhar o marido na viagem; cerimônia será restrita e acontecerá na capela de São Jorge, no castelo de Windsor

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2021 15h24 - Atualizado em 10/04/2021 15h32
EFE/Neil Hall Príncipe Harry Príncipe Harry irá ao funeral do avô no próximo dia 17 de abril

O príncipe Harry, que deixou oficialmente as funções da família real em março do ano passado e se mudou com a mulher, Meghan Markle, e o filho para os Estados Unidos, vai assistir ao funeral de seu avô, o príncipe Philip, que morreu nesta sexta-feira, 9, aos 99 anos. Segundo o palácio de Buckingham, Meghan não estará presente e o funeral vai ocorrer no dia 17. Grávida do segundo filho do casal, ela foi aconselhada por seu médico a não viajar para a cerimônia. O casal vive em Los Angeles desde o ano passado e Meghan deve dar à luz uma menina no verão, o que dificulta a viagem. Essa será a primeira vez que Harry retorna ao Reino Unido desde a entrevista bombástica que concedeu com a mulher à estrela da TV americana Oprah Winfrey, no mês passado.

É de conhecimento público que Harry tinha uma boa relação com os avós. No começo do ano, ele contou ao apresentador James Corden que havia conversado pelo aplicativo Zoom com a rainha e o príncipe desde que se mudou para os Estados Unidos, para que eles pudessem ver o bisneto Archie. Ainda na sexta-feira, a fundação do príncipe Harry e de Meghan, Archewell, homenageou o príncipe Philip com uma única mensagem, sem menus ou links para outras páginas. “Em memória de Sua Alteza Real, o Duque de Edimburgo, 1921-2021”, diz o texto em branco, sob fundo preto. “Obrigado pelos seus serviços… Sua ausência será muito sentida.”

Cerimônia restrita

O funeral de Philip, no dia 17, será realizado às 15h (11h pelo horário de Brasília) na capela de São Jorge, no castelo de Windsor, em uma cerimônia familiar fechada ao público, respeitando a vontade do próprio duque de Edimburgo. Segundo o Palácio de Buckingham, o Reino Unido fará um minuto de silêncio antes do funeral. A sociedade real College of Arms, encarregada do protocolo, afirmou que não será um funeral de Estado e o caixão de Philip não será exposto ao público. O próprio duque de Edimburgo já havia deixado claro que não queria uma cerimônia pomposa e chegou a participar do planejamento do evento. Seu corpo repousará no Castelo de Windsor até os funerais, “conforme o costume e os desejos de sua Alteza Real”, informou a organização

A rainha Elizabeth II acompanha de perto a organização do funeral do marido. “A ocasião vai celebrar e reconhecer a vida do duque e seus mais de 70 anos de serviços à rainha, ao Reino Unido e a Commonwealth”, afirmou um porta-voz do palácio neste sábado, 10. A cerimônia será realizada de acordo com as determinações do governo britânico em razão da Covid-19 e, por isso, terá um número restrito de 30 participantes, mas será transmitida pela televisão. O Palácio não informou quem estará presente, mas deixou subentendido que as pessoas deverão usar máscaras, incluindo a rainha Elizabeth.

Os príncipes Andrew e Edward visitaram neste sábado a mãe, Elizabeth, no Castelo de Windsor. “A rainha está fantástica”, disse à imprensa a condessa de Wessex, Sophie, mulher do príncipe Edward, ao sair do castelo. Philip morreu na residência real, o Castelo de Windsor, na sexta-feira, “em paz”, a dois meses de completar 100 anos. A rainha Elizabeth manifestou sua “profunda tristeza” pela perda de quem foi seu marido por mais de 70 anos e pai de seus quatro filhos (Charles, Anne, Andrew e Edward). Philip havia sido hospitalizado várias vezes nos últimos anos devido a uma série de doenças, a última delas em fevereiro.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.