Província da Itália ignora normas do governo e reabre comércio

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2020 14h21
  • BlueSky
Fabio Frustaci/EFE A Itália foi um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19

A província de Alto Adige, no norte da Itália, decidiu ignorar as medidas decretadas pelo governo para uma reabertura gradual durante a pandemia da Covid-19, e a partir desta sexta-feira, está permitindo o funcionamento de lojas de varejo. Na próxima segunda, será a vez dos bares, restaurantes e cabeleireiros, enquanto no dia 18, há a ideia de abrir creches e escolas primárias.

A reabertura quase total das atividades foi aprovada ontem à noite no conselho provincial e vai contra o decreto do governo, que impõe que as lojas não sejam abertas antes do dia 18 deste mês, aguardando as duas semanas necessárias para avaliação dos dados epidemiológicos após as primeiras atividades abertas no início desta semana.

“Depois de Roma não ouvir por semanas solicitações de diferenciação regional de medidas, decidimos seguir nosso caminho legislativo autônomo”, explicou o presidente Arno Kompatscher.

A província reivindica suas condições autônomas e em uma região de Trentino-Alto Ádige que possui um estatuto especial de autonomia que lhe permitiria tomar esse tipo de decisão.

*Com informações da Agência EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.