Papa acolhe pedido de renúncia de bispo acusado de desviar mais de R$ 2 mi de Igreja no Brasil
O Papa Francisco aceitou a renúncia de um bispo brasileiro que é réu por lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e apropriação indébita.
José Ronaldo Ribeiro, o Dom José, é acusado de desviar mais de R$ 2 milhões em dízimos da Diocese de Formosa, em Goiás. O Vaticano publicou a nota divulgando que o Pontífice havia aceitado a renúncia do governo pastoral da diocese de Formosa.
A Confederação Nacional dos Bispos também divulgou que o pedido de renúncia foi aceito pelo Papa.
Diante do ocorrido, o Vaticano nomeou um administrador apostólico para comandar a diocese: o arcebispo metropolitano de Uberaba, Paulo Mendes Peixoto. Ele já havia sido nomeado interventor, depois que o bispo foi preso em março, na Operação Caifás.
Em março, o juiz da segunda Vara Criminal da cidade aceitou a denúncia contra Dom José e outros dez réus, entre eles padres, envolvidos no desvio do dinheiro doado por fiéis.
Com o dinheiro, eles compraram uma fazenda de gado e uma casa lotérica, além de itens de luxo. Nesta semana ocorreu a primeira audiência de instrução do julgamento dos religiosos.
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 3 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 4 dias
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 5 dias