Alesp prepara lista de apoio a André do Prado, do PL, como vice de Tarcísio

Movimento conta com assinaturas de outros partidos, incluindo o PSD, do atual vice, Felício Ramuth

  • Por Beatriz Manfredini
  • 13/02/2026 09h32 - Atualizado em 13/02/2026 09h33
  • BlueSky
Rodrigo Romeo/Alesp Presidente da Alesp Alesp prepara lista de apoio a André do Prado, do PL, como vice de Tarcísio

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) preparam uma lista de apoio ao presidente da Casa, André do Prado (PL), como possível candidato a vice na chapa de reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2026.
A expectativa é que o documento reúna mais de 20 assinaturas, ou seja, número maior que a bancada atual do partido.

Segundo parlamentares que pediram anonimato, o movimento não se restringe ao PL, legenda de André. Deputados de outras siglas também estariam assinando o documento, inclusive do PSD, legenda hoje do atual vice, Felício Ramuth, que pretende permanecer na chapa. Fontes relatam, inclusive, que a articulação teria começado com um parlamentar que não é filiado ao PL.

Procurado, o líder do PL na Alesp, deputado estadual Alex de Madureira, confirmou a realização da lista. À coluna, ele afirmou que se trata de um movimento para “exaltar André do Prado, declarar apoio ao presidente da Casa e manifestar o desejo de vê-lo na chapa majoritária. É também um jeito de demonstrar gratidão. Algo feito para o André”.

Deputados estaduais procurados pela reportagem também tem dito que as reuniões vêm sendo feitas de forma individual. Parlamentares estão sendo chamados um a um – inclusive integrantes da oposição. A leitura entre aliados é que o gesto busca consolidar o nome de André antes do início formal das discussões sobre a composição da chapa para 2026.

DISPUTA PELO VICE

Como mostrou a coluna, três nomes disputam a vaga de vice de Tarcísio. Ramuth é o favorito do governador a permanecer no Palácio dos Bandeirantes, com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, no fim da fila. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no entanto, declarou que a sigla vai trabalhar pelo posto, principalmente pelo fato de ter a maior bancada da Casa.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.