André Mendonça manda CUT apagar posts que ligavam Flávio a milícias e fim do Pix
O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada ao PT, apagar publicações sobre o candidato do PL à presidência, Flávio Bolsonaro, no Instagram. A ordem foi assinada neste domingo (11), a pedido do próprio candidato. A campanha de Flávio alegou que a CUT usou o perfil para desestimular o voto em Flávio e, em uma das publicações, promover expressamente a candidatura de seu adversário, o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Uma das publicações associava Flávio ao chamado “Escritório do Crime” e às milícias, mediante montagem com fotografias de Adriano da Nóbrega, morto em 2020 e que chefiava o Escritório do Crime no Rio de Janeiro. Outros posts ligavam a candidatura do PL ao congelamento do salário mínimo e aposentadorias, fim do Pix e manutenção da escala 6×1.
André Mendonça apontou “aparente ilicitude da veiculação de propaganda eleitoral no perfil institucional de pessoa jurídica”, no caso, a central sindical.
“As mensagens não se limitam à exposição de posições institucionais da entidade acerca de direitos trabalhistas, políticas previdenciárias ou questões econômicas”, escreveu o magistrado.
“As peças identificam expressamente o representante, relacionam sua eventual eleição a consequências negativas para os eleitores e procuram desestimular o voto em sua candidatura”, disse Mendonça.
Uma das publicações, segundo o ministro, apresentou uma comparação direta com Lula e “contém chamado explícito ao voto, acompanhado de referências à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.”
Posts são apagados
Na noite deste domingo (11), as publicações já não estavam mais no ar. Após a decisão, a CUT fez outra publicação. “ATENÇÃO! Mendonça e Flávio Bolsonaro não querem que você veja isso”, diz o post, reforçando algumas mensagens questionadas pela campanha de Flávio, como “plano de governo de Flávio põe aposentadorias em risco” e “com Flávio, você vai perder o Pix”.
Em evento com prefeitos na capital paulista, neste domingo, Flávio Bolsonaro afirmou que não acabará com nenhum programa social e vai manter o reajuste real do salário mínimo, que vincula o valor dos benefícios da Previdência Social. “Ninguém vai tocar em programas sociais”, disse o candidato. No dia anterior, Lula criticou o chamado “tesouraço” prometido por Flávio e alegou que o adversário quer cortar recursos do Bolsa Família e de outros programas sociais do governo.
Assuntos
continue lendo
Política
Dos EUA, Flávio registra presença e deve votar na PEC da Segurança Pública
Senador está nos EUA desde a última quarta-feira (28), após não entregar seus passaportes à Polícia Federal e fugir do Brasil com a derrota nas Eleições 2026
- Audiência pública sobre bets trouxe dados completamente diferentes de 2024, diz Fux Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Paes defende 2º turno no RJ: ‘Ninguém alcançou a maioria’ Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Por unanimidade, Senado aprova PEC da Segurança Pública Jovem Pan · há 10 horas
- Senado vota PEC da Segurança Pública sem tratar da redução da maioridade penal Jovem Pan · há 11 horas