Bibo Nunes pede à PGR gravações de câmeras da Justiça no 8 de Janeiro
O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) encaminhou nesta terça-feira, 26, um requerimento à Procuradoria Geral da República (PGR) solicitando o envio de todos os discos rígidos (HDs) das câmeras de vigilância em funcionamento na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública no dia 08 de janeiro de 2023. O objetivo da iniciativa é dar acesso à sociedade das imagens registradas naquele dia, a fim de que cada cidadão avalie se o governo adotou todas as mediadas necessárias para conter a depredação na Praça dos Três Poderes naquele dia. A pasta afirma que as imagens foram apagadas 15 dias após a depredação, por questões contratuais. Isso, segundo Bibo, levanta suspeitas sobre a gestão dessas informações sensíveis. Para o parlamentar, ao não preservar as imagens em um local seguro, como uma sala-cofre, o ministro da Justiça teria ignorado a importância dessas imagens para a segurança nacional. De acordo com o deputado federal, estes registros são peças fundamentais na elucidação dos importantes fatos relacionados ao 8 de janeiro.
A atitude do deputado federal busca esclarecer questões importantes relacionadas à transparência, à segurança e à responsabilidade governamental. Para ele, a busca por respostas e a transparência na gestão pública continuam sendo fundamentais para fortalecer a democracia e garantir a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais. Além disso, a iniciativa busca evitar a possível prática de crimes de responsabilidade ou de crimes comuns, bem como assegurar que não estejam sendo protegidos terceiros envolvidos em atividades criminosas.
[jp-related-posts ids=”1473835,1473881″]
Assuntos
continue lendo
Política
Com Janones e Campos, Lula prepara reforma na Esplanada; veja os cotados
Presidente pretende renovar a Esplanada no quarto mandato; futuro de Simone Tebet, comando da Fazenda e espaço do PSB estão entre as definições pendentes
- Justiça derruba sigilo médico e libera documentos sobre a morte de Tancredo Neves Estadão Conteúdo · há 7 minutos
- Com a maior bancada do Senado desde 1988, PL amplia poder de pressão sobre Lula Agência Senado · há 9 horas
- Trump diz não ter plano de reunião, mas diz que Flávio pode ficar nos EUA pelo tempo que quiser Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Defesa de Oswaldo Eustáquio pede anulação de processo no STF e acareação com Mauro Cid Jovem Pan · há 20 horas