Haddad anuncia pré-candidatura ao governo de São Paulo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (19) sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. “Eu vou entrar nessa eleição pra ganhar. Mas a vitória política é ainda maior do que a vitória eleitoral”, disse Haddad ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração aconteceu em um evento em São Bernardo do Campo (SP), que também contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin.
“Insisto em dizer que a vitória política é sempre possível. Basta se apresentar de cara limpa, com um bom projeto, para despertar a consciência das pessoas. Devemos isso a São Paulo. O estado precisa despertar”, disse Haddad. “Derrotas todos já sofremos. [Mas] A maneira correta de fazer uma eleição é ir para o embate para ganhar a eleição, e saber do lado de quem você vai estar, por quem você vai brigar”, acrescentou.
Alckmin está confiante com o candidatura de Haddad, ele afirmou com firmeza que o ministro “vai ganhar essa eleição”. “Conte conosco para gente percorrer a geografia de São Paulo. Ouvindo o povo, as críticas, sugetões, propostas”, declarou. “O Haddad vai apresentar a melhor plataforma, o melhor programa para gente sair dessa inércia hoje de São Paulo para o grande projeto de desenvolvimento”, finalizou Alckmin.
A Jovem Pan já havia adiantado que o anúncio de Haddad como pré-candidato ao governo de São Paulo estava previsto para acontecer nesta semana. Com a atenção agora voltada ao palanque paulista, o ministro deixa o Ministério da Fazenda e, a partir de abril, passa a se dedicar integralmente à campanha.
Com Haddad escalado para o governo, o PT agora busca definir o nome para ser o vice-governador. A aposta deve ser uma figura de centro para ampliar o diálogo com eleitores menos alinhados à esquerda. O ministro chegou a ser cogitado para o Senado, entretanto, a decisão para o governo visa garantir um apoio para a campanha presidencial de Lula em São Paulo.
Inicialmente, Haddad não tinha interesse em concorrer ao governo. “Manifestei desde o começo do ano que não tinha intenção de participar do pleito deste ano”, declarou o ministro no começo de março em um evento na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da USP, na cidade de São Paulo. Entretanto, ressaltou que se o cenário desenhado demandasse sua participação, ele ouviria a opinião do presidente Lula.
“Evidentemente, [Lula] sendo um amigo de tantos anos, não posso prescindir da opinião dele sobre isso. Estou analisando e ele também, nós vamos chegar a um denominador comum“, finalizou.
[jp-related-posts ids=”2115911,2115893″]
Assuntos
continue lendo
Brasil
Justiça proíbe Meta de usar conteúdo jornalístico sem autorização
Juiz Guilherme Madeira Dezem, da 44ª Vara Cível de São Paulo, suspendeu parte dos Termos Comerciais da Meta, previstos para entrar em vigor em 20 de novembro.
- Audiência pública sobre bets trouxe dados completamente diferentes de 2024, diz Fux Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Paes defende 2º turno no RJ: ‘Ninguém alcançou a maioria’ Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Por unanimidade, Senado aprova PEC da Segurança Pública Jovem Pan · há 7 horas
- Senado vota PEC da Segurança Pública sem tratar da redução da maioridade penal Jovem Pan · há 7 horas