Justiça Eleitoral suspende propaganda de Haddad que liga Bolsonaro a Ustra
O ministro Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Felipe Salomão suspendeu nesta quarta-feira (24) a veiculação de uma peça publicitária do presidenciável Fernando Haddad (PT) que relaciona Jair Bolsonaro (PSL) à ditadura e ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.
De acordo com Salomão, a propaganda “ultrapassou os limites da razoabilidade e infringiu a legislação eleitoral” e fixou multa de R$ 50 mil caso a coligação petista, que inclui o PCdoB e o PROS, descumpra a decisão.
A inserção de Haddad utilizava vídeo em que Bolsonaro afirmava ser “favorável à tortura” e destacava que o coronel seria o ídolo do candidato do PSL à presidência. “Quem conhece Bolsonaro não vota nele”, finalizava a peça petista.
“Reafirmo que a distopia simulada na propaganda, considerando o cenário conflituoso de polarização e extremismos observado no momento político atual, pode criar, na opinião pública, estados passionais com potencial para incitar comportamentos violentos”, avaliou o ministro.
Salomão ainda criticou o uso de trechos do filme “Batismo de sangue”, que apresenta cenas de tortura. “Segundo a classificação indicativa, o conteúdo da mídia, diante das cenas de violência, destina-se à faixa etária acima dos 14 anos, e só poderia ser veiculada, na televisão, após às 21 horas.”
A campanha de Jair Bolsonaro havia solicitado a suspensão da propaganda.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Sem citar Nunes Marques, Gilmar diz que TSE deve ter postura de ‘árbitro equidistante’
Ministro do STF afirma que colegiado garantiu a lisura das eleições de 2026 e critica silêncios e hesitações na condução do processo eleitoral
- Exames de Lula estão ‘dentro da normalidade’, diz Sírio Libanês Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Audiência pública sobre bets trouxe dados completamente diferentes de 2024, diz Fux Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Paes defende 2º turno no RJ: ‘Ninguém alcançou a maioria’ Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Por unanimidade, Senado aprova PEC da Segurança Pública Jovem Pan · há 18 horas