Líder do governo na Câmara diz que arcabouço, Carf e reforma tributária é ‘pauta demais’ para votar em 15 dias
O líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta quarta-feira, 28, que as principais matérias econômicas que o governo federal tem pretensão de votar na Casa antes do recesso parlamentar é “pauta demais” para ser analisada nas próximas duas próximas. No entanto, segundo o líder, o governo não vai deixar de votar nada do que não esteja programado. “O Carf, o arcabouço e a reforma tributária… É pauta demais para se votar em 15 dias. Se der para votar, vamos votar”, disse Guimarães, durante entrevista coletiva para anunciar o balanço da articulação do governo na Câmara. Segundo ele, o projeto de lei que restaura o voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que tramita com pedido de urgência na Câmara, deverá ser a primeira matéria na pauta da sessão da próxima terça-feira, 4. Antes, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para que o relatório seja apresentado na sexta-feira, 30. O encontro está agendado para amanhã. “O ministro Haddad não pode abrir mão disso. Está dentro do esforço fiscal que o governo está fazendo por conta do arcabouço. Essa matéria, sim, é decisiva para o governo”, destacou o líder.
O arcabouço fiscal, embora o texto tenha passado por alterações no Senado, deve ser votado pela base aliada da forma como está. Segundo Guimarães, as modificações não alteraram o texto dorsal do projeto, e por isso o governo entende que não deve impor ou retirar nenhum ponto da proposta. “A emenda que foi feita em relação ao cálculo do IPCA, se nós pudermos manter é melhor para o governo, mas não vamos fazer alarde nesse assunto”, assegurou o parlamentar. Sobre o texto da reforma tributária, outra prioridade do governo — e o qual Arthur Lira já avisou que pretende pautar na primeira semana de julho —, o líder disse o esforço do governo é votar mesmo que ainda não haja consenso entre os parlamentares.
[jp-related-posts ids=”1432260,1432187″]
Assuntos
continue lendo
Política
‘Em breve eu me pronunciarei’, diz Augusto Cury sobre apoio no segundo turno
Em vídeo publicado nas redes sociais, ele disse que está em silêncio, mas 'conversando olho no olho com quem tem que conversar' e pediu 'paciência' aos seus eleitores.
- Van Hattem diz que começará mandato no Senado trabalhando por impeachment de Gilmar Mendes Estadão Conteúdo · há 37 minutos
- Republicanos anuncia apoio a Flávio no 2º turno: ‘Decisão que nasce da voz das urnas’ Jovem Pan · há 1 hora
- TRE-MG pede à Meta e ao X dados sobre publicação de Nikolas que mostrava documento falso Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Plano de governo de Flávio Bolsonaro contradiz montagens espalhadas na web Jovem Pan · há 3 horas