Mesmo com aglomerações na véspera, lockdown passa a valer em São Luís

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2020 06h11 - Atualizado em 05/05/2020 07h31
Gilvan de Souza/Estadão ConteúdoÉ a primeira vez que este tipo de controle, já visto em outros países como a China, a Itália e a Espanha, é implantado aqui no Brasil

Os moradores da região metropolitana de São Luis, no Maranhão, passam a viver sob lockdown a partir desta terça-feira (5). Além da capital, o isolamento total valerá por dez dias para os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

A determinação veio após decisão judicial e endurece as ações de restrição do fluxo de pessoas em espaços públicos e mantém como obrigatório o uso de máscaras nas ruas.

Além disso, fica suspensa a circulação de veículos particulares — autorizando apenas a saída para compra de alimentos, medicamentos e o transporte de profissionais que trabalham em serviços essenciais.

É a primeira vez que este tipo de controle, já visto em outros países como a China, a Itália e a Espanha, é implantado aqui no Brasil.

Nesta segunda-feira (4), um dia antes do lockdown, São Luís registrou alta movimentação de pessoas em supermercados e bancos e de circulação de veículos em ruas e avenidas.

O Maranhão é o estado do país que apresenta o maior ritmo de crescimento do número de mortos por coronavírus no Brasil.

Quem não cumprir as regras estará sujeito a advertência, multa ou interdição parcial ou total do estabelecimento.

*Com informações do repórter Vinícius Moura