Justiça manda Twitter divulgar dados de autores de ofensas contra chefe de gabinete de Ernesto Araújo
Uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou nesta quinta-feira, 29, que o Twitter Brasil exclua ofensas direcionadas no mês de junho a Pedro Wollny, chefe de gabinete do ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Segundo a ação, movida pelo próprio Wollny, perfis anônimos foram utilizados entre os dias 16 de junho e 20 de julho para tecer uma série de ofensas com nomes pejorativos e termos homofóbicos contra ele. Ele alegou que o objetivo das ofensas na ocasião era “abalar a confiança que os superiores depositam no autor”. Wollny é chefe de gabinete do Ministério de Estado das Relações Exteriores desde o dia 9 de janeiro de 2019.
[jp-related-posts ids=”998361,998298,998263″]
Além de apagar as publicações, o Twitter foi obrigado a fornecer todos os dados cadastrais disponíveis para identificar os autores das mensagens sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 500 diários. A empresa apagou as mensagens, mas alegou que não pode fornecer os dados pedidos na primeira decisão, já que as contas foram criadas em território internacional e as ofensas também partiram de fora do Brasil. Além disso, a empresa disse que não coleta dados cadastrais dos seus usuários, por isso, não poderia quebrar sigilo de informações que não tem. Apesar disso, a juíza não acatou o pedido e solicitou que os dados sejam fornecidos, estabelecendo o prazo de 10 dias úteis para cumprimento da decisão. O Twitter pode entrar com recurso.
continue lendo
Política
Com Janones e Campos, Lula prepara reforma na Esplanada; veja os cotados
Presidente pretende renovar a Esplanada no quarto mandato; futuro de Simone Tebet, comando da Fazenda e espaço do PSB estão entre as definições pendentes
- Justiça derruba sigilo médico e libera documentos sobre a morte de Tancredo Neves Estadão Conteúdo · há 13 minutos
- Com a maior bancada do Senado desde 1988, PL amplia poder de pressão sobre Lula Agência Senado · há 9 horas
- Trump diz não ter plano de reunião, mas diz que Flávio pode ficar nos EUA pelo tempo que quiser Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Defesa de Oswaldo Eustáquio pede anulação de processo no STF e acareação com Mauro Cid Jovem Pan · há 20 horas