Cientistas chineses esperam testar vacina contra o coronavírus em 40 dias
A equipe chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus surgido na cidade de Wuhan – que já deixou pelo menos 106 mortos – disse nesta terça-feira (28) que espera começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua.
O projeto, anunciado há apenas dois dias, envolve o Hospital Oriental de Xangai – parte da Universidade de Tongji – e a empresa de biotecnologia de Xangai, Stemirna Therapeutics.
O CEO da empresa, Li Hangwen, disse que não serão necessários mais de 40 dias para produzir as amostras de vacina, graças aos avanços tecnológicos do ARN mensageiro — o ácido ribonucleico que contém a informação genética do DNA e está envolvido na síntese de proteínas.
Depois disso, as amostras serão enviadas para testes e fornecidas aos centros médicos “o mais rápido possível” — embora ele não tenha indicado uma data para sua chegada ao mercado.
De acordo com a nota oficial da agência chinesa, as vacinas baseadas no ARN têm ciclos de desenvolvimento e produção mais curtos do que os tradicionais, cuja fabricação pode levar cerca de cinco ou seis meses.
No último domingo (26), Xu Wenbo, cientista do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China, explicou em entrevista coletiva que os pesquisadores do corpo estavam trabalhando em um remédio para a doença “depois de isolar com sucesso a primeira cepa do vírus”.
Enquanto isso, a farmacêutica americana Johnson & Johnson (J&J) também começou a desenvolver uma vacina, embora os prazos dados sejam muito menos otimistas do que os da empresa chinesa — essa poderia levar até um ano para o produto ficar acessível no mercado.
De acordo com os números mais recentes divulgados pela Comissão Nacional de Saúde da China, o coronavírus já deixou 106 mortos em um total de 4.515 casos confirmados no país.
*Com informações da EFE
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Trump recebe Xi com honras de Estado em contraste com tratamento dado a Lula
Na quinta-feira (24), Xi será recebido na Casa Branca para a cerimônia oficial de boas-vindas
- Brasileira de 25 anos é encontrada morta em porta-malas de carro na França Jovem Pan · há 2 horas
- Departamento de Justiça dos EUA defende censura de Trump a emissoras: ‘Privilégio’ AFP · há 3 horas
- Navio é atingido em Ormuz, pega fogo e fica à deriva Jovem Pan* · há 3 horas
- Ex-aliada de Maduro, Delcy Rodríguez publica foto com Trump após encontro nos EUA Jovem Pan · há 4 horas