Projeto de lei propõe inclusão do nome do Papa Francisco no Memorial da América Latina
Na última sexta-feira (25), um projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) com o objetivo de homenagear o Papa Francisco, que faleceu em Roma. A proposta visa incluir o nome do pontífice no Memorial da América Latina, um gesto que busca reconhecer sua significativa influência cultural, política e humanista. O deputado estadual Emídio de Souza, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi o responsável por apresentar a iniciativa na última sexta-feira.
O deputado Emídio de Souza argumenta que a proposta é uma forma de reconhecer o Papa Francisco como uma das figuras mais marcantes do século XXI. A mudança no nome do memorial, caso aprovada, simbolizará o alinhamento dos valores do Estado de São Paulo com os ideais de integração latino-americana, fraternidade e respeito à diversidade cultural. Esses princípios foram fundamentais na criação do Memorial da América Latina, e a inclusão do nome do Papa Francisco reforçaria esses valores.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
De acordo com o projeto de lei, a Fundação responsável pela manutenção do memorial deverá incorporar a nova denominação “Papa Francisco” em toda sua comunicação institucional. Isso inclui materiais de divulgação, plataformas digitais e documentos oficiais. A proposta estipula um prazo de 90 dias, a partir da publicação da lei, para que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo implemente as medidas necessárias para efetivar a mudança de nome. A iniciativa ainda precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa para que as alterações sejam realizadas. Caso aprovada, a proposta refletirá o desejo de honrar o legado do Papa Francisco e reforçar os laços culturais e humanitários entre São Paulo e a América Latina.
*Com informações de Teresa Morrone
[jp-related-posts ids=”1935245,1934559,1927802″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA