Governo do Irã reitera que utilizará todos os meios disponíveis contra as sanções dos EUA
O Ministério das Relações Exteriores do Irã reiterou nesta quinta-feira (20) que o país permanece firme e determinado a defender sua segurança e interesses nacionais, bem como em enfrentar os ataques e pressões militares, econômicas, políticas, ao condenar a intensificação das sanções dos EUA contra Teerã.
Em comunicado, o organismo escreveu que, se apoiando em suas capacidades nacionais e considerando a experiência de sete décadas de resistência integral contra as políticas de pressão, intervenção, agressão militar e terrorismo de Estado dos EUA, o país utilizará todas as ferramentas e capacidades disponíveis para “repelir a maldade do inimigo americano-sionista” e salvaguardar os interesses nacionais do Irã.
“A sanção e a pressão econômica são a outra face da moeda da guerra e da agressão militar. O vício doentio dos EUA nesses dois recursos não apenas coloca a paz e a segurança mundiais sob ameaça real, mas também submete a civilização humana a uma degradação moral sem precedentes”, publicou o ministério.
E acrescentou: “Com base nisso, qualquer governo que acredite nos princípios e objetivos da Carta das Nações Unidas, incluindo o princípio do respeito à soberania nacional dos países, não pode permanecer indiferente à contínua violação da lei e ao belicismo ostensivo dos EUA contra as normas internacionais fundamentais.”
A responsabilidade pelas consequências e desdobramentos recairá inteiramente sobre o governo norte-americano e os formuladores e executores dessa estratégia, concluiu o organismo.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Chanceler do Irã critica pressão econômica dos EUA e cita ‘cortina de fumaça’
Declaração acontece após Trump anunciar medidas comerciais contra Teerã
- Terremoto de magnitude 6,7 atinge sul do Peru Jovem Pan · há 4 horas
- Secretário do Tesouro dos EUA diz que Irã terá as sanções mais duras da história Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Número de mortos após terremoto na Colômbia sobe para 319 Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Coreia do Norte lança mísseis após Trump afirmar que se reunirá com Kim AFP · há 7 horas