FAB entra em contato com autoridades do Cazaquistão e pode ajudar a investigar queda de avião da Embraer
A queda de um avião comercial azeri no Cazaquistão, ocorrida nesta quarta-feira (25), pode contar com a colaboração da Força Aérea Brasileira (FAB) nas investigações. O Brasil e o Cazaquistão são parte da Convenção de Aviação Civil Internacional, que permite que países envolvidos na fabricação e operação de aeronaves solicitem inspeções no local do acidente. O acidente envolveu um E-190 da Embraer, que levava 67 pessoas a bordo e caiu nas proximidades de Aktau.
O trágico incidente resultou na morte de 38 pessoas, enquanto 29 sobreviveram, incluindo três crianças. A aeronave havia decolado de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozni, na Chechênia, república da Federação Russa. De acordo com o Ministério de Emergências do Cazaquistão, os bombeiros conseguiram controlar um incêndio que se formou após a queda do avião. As investigações iniciais levantaram a possibilidade de que a aeronave tenha sido atingida por fragmentos de um míssil ou de um drone que havia sido interceptado. Inicialmente, as autoridades cogitaram a hipótese de um ataque de pássaros.
[cta-selector name=”model4″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_JPEntretenimento.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://whatsapp.com/channel/0029VaeCbOCDjiOZ3gtYeh3R” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A FAB já estabeleceu contato com as autoridades do Cazaquistão para oferecer apoio técnico nas apurações sobre o acidente. No entanto, a Força Áérea destaca que “cabe ao país em cujo território se deu um acidente aeronáutico instituir uma investigação sobre as circunstâncias da ocorrência, sendo, também, o responsável pela condução da investigação”.
[jp-related-posts ids=”1810228,1810139″]
Publicada por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo tem previsão de tempestade nesta terça-feira; veja previsão
Instabilidade na temperatura é provocada pela combinação de umidade elevada, atmosfera instável e a atuação de um cavado atmosférico, segundo a Defesa Civil do estado
- Mãe e ex-Rainha de Rodeio: quem era a jovem que morreu após ser atingida por raio no Tocantins Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Avião da Gol retorna a Recife após incidente em motor Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Tio de Guilherme Boulos é atropelado em São Paulo após discussão de trânsito Júlia Lara · há 16 horas
- Prazo para sacar dinheiro das bets termina nesta segunda Agência Brasil · há 18 horas