Aliados de Ciro Gomes apoiam candidato do PL em Fortaleza e instalam racha no PDT
A recente eleição em Fortaleza trouxe reviravoltas significativas após a derrota do prefeito José Sarto, do PDT, que não conseguiu avançar para o segundo turno. Os candidatos Evandro Leitão, do PT, e André Fernandes, do PL, se destacaram, com Fernandes liderando com 40,2% dos votos, enquanto Leitão obteve 34,33%. Essa dinâmica gerou um cenário de apoio e descontentamento dentro do próprio PDT. Seis dos oito vereadores eleitos pelo PDT manifestaram apoio a André Fernandes, o que provocou uma reação da Juventude do partido, que emitiu uma nota de repúdio.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Os vereadores Gardel Rolim, Paulo Martins, Kátia Rodrigues, Jânio Henrique e Marcel Ehrich Colares se alinharam com Fernandes, enquanto Adail Júnior e Luciano Girão decidiram apoiar o candidato do PT, Evandro Leitão. Ciro Gomes, uma figura proeminente do PDT, expressou sua insatisfação com a situação, pedindo “mais respeito” e reafirmando que o PDT não deve ser considerado um “puxadinho do PT”. André Figueiredo, presidente nacional do PDT, inicialmente optou pela neutralidade, mas acabou por apoiar Evandro Leitão em um vídeo, o que pode indicar uma tentativa de unificar o partido em torno de um candidato.
A mudança de posição de Figueiredo pode ser vista como uma estratégia para fortalecer a base do PDT em Fortaleza. Além disso, o ex-prefeito Roberto Claudio, também do PDT, se juntou ao apoio a André Fernandes, assim como o ex-deputado Capitão Wagner, do União, que ficou em quarto lugar no primeiro turno. Essa aliança entre figuras de diferentes partidos pode influenciar o cenário político local e a mobilização de eleitores nas próximas etapas da eleição.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1748513,1748490,1748403″]