Tailândia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo
O parlamento tailandês aprovou nesta quarta-feira (27), por maioria, o projeto de lei de igualdade de casamento (ou seja, pessoas em relacionamentos homoafetivos poderão se casar). A decisão é histórica, visto que o país é um dos mais liberais da Ásia. Assim, torna-se o terceiro do continente a legalizar a união de pessoas do mesmo sexo, depois de Taiwan e Nepal. A nova lei foi aprovada na terceira e última leitura com 399 votos a favor, dez contra e duas abstenções na Câmara dos Deputados, dominada pela coligação governamental liderada pelo partido Pheu Thai. Durante o momento da discussão na sessão, alguns deputados usaram bandeiras e acessórios com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+, e celebraram a decisão com aplausos e abraços. Entre as mudanças fundamentais da legislação está a denominação do casamento, não sendo necessário mais “um homem e uma mulher”, mas “duas pessoas”, além da transformação no estatuto jurídico de “marido e mulher” para “casal”. Outra modificação foi garantir às uniões homoafetivas os mesmos direitos dos casais heterossexuais.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Apesar de já ter sido aprovada, o texto só entrará em vigor no final do ano, visto que algumas etapas formais ainda precisam ser realizadas antes de se tornar lei, de fato, como o rei da Tailândia assinar a publicação no Diário Oficial do Estado com auxílio do respaldo final do Senado. A Tailândia é considerada o país com uma das maiores comunidades LGBTQIA+ de toda a Ásia. Todavia, ativistas ainda acreditam que as leis conservadoras tailandesas não refletem, de fato, as mudanças dentro da sociedade.
*Com informações da EFE
[jp-related-posts ids=”1520365,1476333″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Relatório da ONU indica haver indícios de crimes de guerra dos EUA no Irã
Os investigadores da organização pedem ao Conselho de Direitos Humanos que pressionem pelo fim do conflito
- Caso Master: Mendonça diz não ter ‘nada a temer’ e que seguirá ‘cumprindo seu dever’ Júlia Mano · há 13 horas
- EUA concedem vistos para delegação do Irã participar da Assembleia Geral da ONU Jovem Pan* · há 14 horas
- Governo Trump volta a negar vistos a palestinos para Assembleia Geral da ONU Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Após ameaçar derrubar Kennedy Center, Trump aparece vendo foto de demolição do local AFP · há 17 horas