Alesp aprova projeto de lei para reduzir evasão escolar
A Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou o programa Talentos do Futuro, uma iniciativa do projeto de lei nº 363/2024, de autoria do deputado Leonardo Siqueira (Novo). O objetivo do programa é incentivar a matrícula e reduzir a evasão escolar no Ensino Médio Profissional e Técnico (EPT) por meio de bolsas para alunos de baixa renda. Segundo o economista Ricardo Paes de Barros, a evasão escolar no ensino médio gera um custo de R$ 395 mil por jovem à sociedade. Esses jovens, sem a devida escolarização, tendem a ter salários menores ao longo da vida e estão mais propensos à criminalidade e problemas de saúde. “Estudos indicam que programas como este podem reduzir a evasão escolar em até 40%. Contudo, ainda não tínhamos clareza sobre os impactos dessa redução nos salários, desemprego e produtividade ao longo da vida dos beneficiários. Nós calculamos esses efeitos,” afirma Siqueira.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Ele acrescenta que, se o programa fosse implementado para famílias cadastradas no Bolsa Família, o investimento anual seria de R$ 18 milhões, com potencial para reduzir o desemprego em 15 pontos percentuais, aumentar os salários em 5% e a produtividade do país em 3%. Siqueira destaca que, embora o governo invista mais no ensino universitário, sua pesquisa aponta que o incentivo ao ensino médio técnico oferece maiores benefícios sociais. “Indivíduos com formação técnica de nível médio têm uma probabilidade 7,6 pontos percentuais maior de estarem empregados em comparação com aqueles que concluíram apenas o ensino médio regular, além de uma renda 18% maior,” conclui o deputado.
[jp-related-posts ids=”1650997,1650751″]
Assuntos
continue lendo
Beatriz Manfredini
Governo de SP prepara reforço policial diante de ameaças a casamento do filho de Moraes
SSP foi procurada pela equipe do ministro após relatório de inteligência apontar ameaças e possibilidade de manifestações no local do evento, que acontece no sábado (26)
- Corpos de Rick e outras 4 vítimas são retirados de helicóptero depois de acidente em SC Júlia Lara · há 7 minutos
- Quem eram as cinco vítimas que morreram em acidente de helicóptero com cantor Rick Jovem Pan · há 3 horas
- Primavera começa hoje e será marcada por extremos; veja previsão Camila Yunes · há 5 horas
- Veja destroços do helicóptero que caiu com cantor Rick Jovem Pan · há 5 horas