Bombeiros encontram corpo durante buscas por vítimas do naufrágio no AM
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontrou, nesta segunda-feira (16), o corpo de uma das sete pessoas que desapareceram no naufrágio da lancha Lima de Abreu XV. A informação foi confirmada pelo CBMAM, que também afirmaram que o corpo é de um homem de 39 anos.
De acordo com o CBMAM, o corpo foi localizado no Rio Amazonas e foi levado para a base fluvial da corporação, no Porto de Manaus, e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
O vice-prefeito de Nova Olinda do Norte, Cristian Martins, publicou nas redes sociais uma nota confirmando que as características do corpo encontrado correspondem a Fernando Grandez, presente na lancha no dia do acidente. O comunicado também informa que a família já foi informada e que as buscas continuam.
No último sábado (14) o Governo de São Paulo enviou uma equipe do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) para prestar apoio técnico especializado nas buscas subaquáticas às vítimas do naufrágio da embarcação Lima de Abreu XV, que transportava 80 passageiros. O acidente foi na região do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, no município de Manaus (AM), na tarde de sexta-feira (13), na região do Encontro das Águas no trajeto entre Manaus e Nova Olinda do Norte, no Amazonas.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, 71 pessoas foram resgatadas com vida. Das outras 9 pessoas, segundo o relatório do Instituto Médico Legal (IML), ao menos duas morreram – uma criança de 3 anos e a jovem Lara Bianca, de 22 anos – até a confirmação, 7 ainda continuam estão desaparecidas.
Desdobramentos do acidente
A empresa Lima de Abreu Navegações afirmou em nota, no dia da tragédia, que as condições da lancha estavam dentro da regularidade. “A embarcação encontrava-se devidamente regular, com documentação válida, inspeções atualizadas e operando em conformidade com as normas da navegação”, explicou.
José Pedro da Silva Gama, de 42 anos, era o comandante da lancha e foi preso em flagrante no porto de Manaus, onde foi encontrado com outros sobreviventes. Porém, após pagar a fiança, foi liberado e responderá por homicídio culposo. A Justiça solicitou prisão preventiva do piloto ainda no sábado (14).
Vídeos que foram publicados nas redes sociais mostram as vítimas à deriva com colete salva-vidas e em cima de botes enquanto aguardam por resgate. Uma das passageiras fez uma gravação momentos após o naufrágio, ainda à deriva. Na filmagem ela afirma que pediu para o condutor ir com mais calma. “Eu falei para o moço ir devagar, que não era brincadeira”, diz a passageira no vídeo de apenas sete segundos.
[jp-related-posts ids=”2105807,2105492″]
Assuntos
continue lendo
Brasil
Copacabana Palace ganha nova ala de luxo com 68 suítes e diárias que passam de R$ 30 mil
Hotel está reformando um antigo prédio anexo de 11 andares para funcionar como uma nova ala com 68 suítes luxuosas, todas com varandas privativas e vista para a praia e o Cristo Redentor
- Bandeira tarifária de energia permanecerá amarela em setembro Agência Brasil · há 5 horas
- Menino de 8 anos morre no RS após queda de árvore causada por fortes chuvas Agência Brasil · há 5 horas
- IBGE divulga capitais que mais cresceram no Brasil; veja lista Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Mulher denuncia o marido com bilhete em prontuário médico: ‘Socorro, não deixa ele entrar’ Estadão Conteúdo · há 7 horas