Brasil amplia vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP
O Ministério da Saúde anunciou uma nova diretriz que amplia a vacinação contra a hepatite A, agora incluindo usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. Essa decisão surge em resposta ao aumento de casos da doença na população adulta, que se intensificou após o início da vacinação de crianças em 2014. A meta do governo é vacinar 80% das mais de 120,7 mil pessoas que estão registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) e utilizam PrEP. A imunização será realizada em duas doses, com um intervalo de seis meses entre elas, e será necessária a apresentação de uma receita médica para a aplicação. A hepatite A é uma infecção viral que provoca inflamação no fígado, sendo mais severa em adultos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A principal forma de transmissão é a fecal-oral, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) observou um aumento de casos associados a práticas sexuais. Desde 2017, o Brasil tem registrado um crescimento de casos transmitidos sexualmente, especialmente entre homens que fazem sexo com homens, que correspondem a cerca de 80% dos usuários de PrEP. Para controlar os surtos da hepatite A, o país implementou ações específicas de vacinação, que têm se mostrado eficazes. A inclusão dos usuários de PrEP na campanha de vacinação é uma estratégia importante para proteger essa população vulnerável e reduzir a incidência da doença.
[jp-related-posts ids=”1944655,1944336″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA