Justiça Federal do PR condena membros do PCC por plano de ataque a Sergio Moro
A Justiça Federal no estado do Paraná proferiu condenação a oito indivíduos associados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) por envolvimento em organização criminosa e tentativa de extorsão, que tinha como alvo o senador Sergio Moro. Em março de 2023, a Polícia Federal executou mandados de prisão com o objetivo de desmantelar um plano da facção que visava atacar diversas autoridades, incluindo Moro, que estava sob vigilância. De acordo com informações da PF, o plano de ataque estava em fase iminente e a quadrilha realizou um reconhecimento minucioso do local onde Moro votaria. Além disso, foram encontradas imagens da residência do senador no celular de um dos suspeitos. O planejamento para essa ação criminosa teve início em maio de 2022 e os custos estimados para sua execução ultrapassavam R$ 564,5 mil.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Esse ataque foi visto como uma continuação de uma operação anterior da PF, que tinha como objetivo a libertação de líderes do PCC que estavam encarcerados. A motivação para que Moro se tornasse um alvo da facção se deu por conta de uma portaria que ele assinou enquanto era ministro da Justiça, a qual limitou as visitas íntimas a detentos. O promotor Lincoln Gakiya, que está à frente das investigações contra o crime organizado, também se tornou um alvo do PCC. Em meio a essa situação, o presidente Lula levantou a possibilidade de que o plano do PCC pudesse ser uma “armação” de Moro, o que gerou controvérsias dentro do governo federal.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, por sua vez, defendeu a atuação da PF, ressaltando a seriedade das ameaças do PCC à democracia. A juíza Gabriela Hardt, responsável por autorizar as ações contra os suspeitos, já tinha experiência em casos da Operação Lava Jato e havia interrogado Lula durante seu julgamento.
[jp-related-posts ids=”1834492,1834104″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
Mendonça demorou 9 dias para decidir sobre Wagner, mas 75 no caso de Castro, diz PF
Documento da Polícia Federal (PF) aponta diferença de prazos de análise de medidas cautelares contra políticos de diferentes espectros
- Incêndio atinge galpão da Ceagesp em São Paulo e mobiliza 16 viaturas Jovem Pan · há 6 horas
- Chuva derruba 28 árvores em São Paulo; 31 mil estão sem luz Estadão Conteúdo · há 19 horas
- Homem morre após carro saltar e capotar duas vezes em Santa Catarina Estadão Conteúdo · há 19 horas
- SP tem chuva no 1º dia de feriado prolongado; veja previsão do final de semana Estadão Conteúdo · há 22 horas