‘Não tem como prever, mas tem como dificultar o acesso a arma’, afirma especialista em segurança
O massacre ocorrido na escola estadual Raul Brasil, em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (13), causou uma comoção no País e iniciou debates sobre segurança pública e desarmamento.
Para Michele dos Ramos, especialista em políticas de segurança pública e integrante do Instituto Igarapé, é difícil impedir que tragédias como em Suzano aconteçam, mas a sociedade e as autoridades têm condições de dificultá-las.
Em entrevista a Jovem Pan, Michele dos Ramos apontou temas importantes que deveriam ser debatidos e que poderiam ter ajudado a evitar o massacre na escola da região metropolitana da capital paulista.
“O primeiro passo seria fortalecer a nossa capacidade para reduzir o número de armas ilegais, que foram utilizadas hoje, e depois dificultar o acesso a elas, pois quanto mais armas em circulação, mais mortes, sejam em homicídios, feminicídio e suicídios”, comentou a especialista, que emendou:
“Temos que assumir a responsabilidade a narrativa de que arma de fogo é a solução para nossos problemas coletivos de segurança. Estamos em um momento de muita discussão, de grande polarização, mas é preciso responsabilidade, pois esse passo da narrativa e do entendimento são passos muito arriscados”, completou.
Michele dos Ramos também destacou a importância dos cuidados com a saúde mental da população e do combate ao bullying dentro de ambientes escolares: “Foram dois jovens que cometeram essa tragédia em Suzano. E a gente precisa entender o que levaram eles a ter esse tipo de comportamento também”, concluiu.
continue lendo
Brasil
Polícia Civil de SP dará posse ao maior número de investigadores da história
Ao todo, são 1.413 candidatos nomeados no concurso referente ao edital de 2023 e aptos para iniciar a carreira na corporação
- Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai Agência Brasil · há 7 horas
- Justiça aceita denúncia contra 5 acusados de matar ciclista no Rio Agência Brasil · há 9 horas
- Acidente entre ônibus e carreta mata seis e deixa 43 feridos em Minas Gerais Jovem Pan · há 10 horas
- Polícia da Paraíba prende suposto serial killer envolvido em 16 assassinatos em 3 meses Estadão Conteúdo · há 21 horas