Citada como possibilidade ao STF ou vice, PSB quer Tebet no Senado
O PSB, partido de Simone Tebet, não vê como alternativas viáveis uma possível candidatura dela como vice de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo ou uma indicação para a vaga ao Supremo Tribunal Federal (STF). O entendimento é que qualquer uma das possibilidades, ventiladas nos últimos dias, seria um “apagamento” da ex-ministra do Planejamento, que tem aparecido em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto ao Senado Federal.
Além disso, Tebet mudou o domicílio eleitoral para São Paulo após acordo com o presidente Lula de que seria candidata à Casa Alta. Nos últimos dias, no entanto, o nome dela foi citado internamente no PT como alternativa a recusa à indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF. Segundo interlocutores, ela teria simpatia tanto de ministros da Corte como do Congresso Nacional. Recentemente, o ex-ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PAB), também sugeriu que Tebet ou Marina Silva (Rede), ex-ministra do Meio Ambiente, ocupassem o posto de vice de Haddad.
Os três disputam as duas vagas ao Senado na vaga do ex-ministro da Fazenda. Na última quinta-feira (7), em um evento na Fundação Fernando Henrique Cardoso, Haddad foi questionado sobre Tebet já estar confirmada ao Senado. Ele não confirmou e nem negou. “Nós não voltamos a conversar. Eu vou voltar a conversar com os três [Tebet, Marina e França] assim que for possível”, disse, destacando que Marina Silva é deputada federal e tem a agenda da Câmara dos Deputados para lidar.
O PSB, no entanto, pretende bater o pé por Simone Tebet no Senado. Internamente, há um entendimento de que Haddad gostaria que os três se resolvessem entre eles. Uma possibilidade é alguém ficar de suplente, e o nome do vice ser alguém de fora – o PT ainda procura nomes do agro, como mostrou a coluna.
Caso algum dos ex-ministros precise ocupar o cargo de vice, a avaliação é que Marina Silva, hoje, seria a mais provável de aceitar o posto – apesar da federação PSOL e Rede não demonstrarem interesse. Uma fonte disse à coluna, no entanto, que os três são “muito fiéis” a Lula e, ao depender do andamento da chapa, podem atender pedidos do presidente.
Assuntos
continue lendo
Política
Um dos nomes mais influentes do estado, Ciro Gomes tenta voltar ao governo do Ceará
Candidato do PSDB quer voltar a ocupar o cargo que conquistou em 1990
- Campanha de Tarcísio pede “empenho extra” de aliados e reforça Flávio e Senado Beatriz Manfredini · há 2 dias
- Aliados de Flávio veem nova ação de Dino em SP como reforço de tese de interferência eleitoral Beatriz Manfredini · há 3 dias
- Campanha avalia que qualquer desfecho sobre Moraes favorece Flávio Beatriz Manfredini · há 3 dias
- Prefeitura de SP suspende alvarás de empresas ligadas a prédio que desabou na Penha Beatriz Manfredini · há 3 dias