Pessimismo com a seleção em Copas é recorrente e o cenário se repete em 2026
Uma pesquisa Datafolha indica que somente 29% dos brasileiros acreditam que a equipe de Carlo Ancelotti vai conquistar o hexa em 2026. O pessimismo em relação à seleção antes dos mundiais, no entanto, é algo histórico. Fui pesquisar nos jornais, para comparar o cenário atual com os das Copas passadas.
Antes do mundial de 2002, no Japão e na Coreia, uma pesquisa feita pelo Estadão indicava que 57,21% dos torcedores não acreditavam no penta. Depois da estreia do Brasil, com a vitória diante da Turquia por 2 a 1, o Datafolha constatou que mais de 50% da torcida passou a apostar na conquista.
O problema é que a percepção dos brasileiros para 2026 é a pior da série histórica da pesquisa A seleção nacional perdeu as últimas cinco Copas (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022) e em apenas uma, em 2014, passou da fase de quartas de final, mas sucumbiu diante da Alemanha nas semifinais pelo malfadado placar de 7 a 1. Um outro problema que se reflete nos números é a pouca identificação que os brasileiros têm com a equipe brasileira, algo que já foi muito forte no passado.
Voltando ao Datafolha, um outro dado chama atenção: apesar do pessimismo, 54% dos torcedores acreditam que o Brasil tem chances de passar para a fase semifinal. Desde 1994, com a conquista do tetra, o jornal Folha de S.Paulo mede a confiança no título. Até 2014, os dados superavam 56%, mas a percepção foi caindo e piorou depois do 7 a 1. Em relação a outras seleções, a França é citada como alternativa à equipe brasileira, com 17%, seguida por Argentina e Alemanha, com 4%.
É esperar que os comandados de Ancelotti contornem o pessimismo e não deixem a seleção chegar a sexta Copa seguida sem título, algo que jamais ocorreu desde o primeiro mundial, em 1930, no Uruguai.
Assuntos
continue lendo
Thiago Uberreich
Em 1949, o presidente da Fifa, Jules Rimet, visitou a Jovem Pan, ainda Rádio Panamericana
O dirigente francês estava no Brasil para vistoriar as obras da Copa
- Ex-lateral direito Jorginho admite que pode ter se contundido na final da Copa de 1994 por ‘falta de descanso’ Thiago Uberreich · há 1 dia
- Em abril de 1971, Corinthians e Palmeiras fizeram um dos maiores duelos em todos os tempos Thiago Uberreich · há 4 dias
- Em 1985, a Jovem Pan antecipou que Jânio Quadros seria eleito prefeito de São Paulo Thiago Uberreich · há 5 dias
- Há 78 anos, o Jornal dos Sports anunciava o início da construção do Maracanã Thiago Uberreich · há 6 dias