Trump recorre a lei de 1930 para aplicar tarifa de 50% sobre produtos do Canadá
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acionou a Seção 338 da Lei de Tarifas de 1930 para impor uma taxa de 50% sobre US$ 20 bilhões em importações do Canadá. A medida, que autoriza o presidente a impor tarifas de até 50% sobre importações de países que tenham discriminado empresas americanas, gerou uma retaliação equivalente por parte de Ottawa e ampliou as tensões diplomáticas e comerciais entre os dois países. Antes de Trump, nenhum presidente havia feito uso do dispositivo.
A decisão ocorreu sob a alegação de discriminação do Canadá contra as exportações norte-americanas dos setores de laticínios, automotivo e de bebidas alcoólicas. “Esta lei é literalmente uma tela em branco porque nunca foi objeto de litígio”, disse Ryan Majerus, sócio da King & Spalding e ex-autoridade de comércio dos EUA.
Dessa forma, não há clareza se as novas tarifas impostas ao Canadá resistiriam a um questionamento judicial. Alguns advogados sustentam que a lei da era da Depressão tornou-se obsoleta diante de legislações comerciais mais recentes.
continue lendo
Jovem Pan
Quem era Bruno Avelar, empresário morto em helicóptero com cantor Rick em SC
Empreendedor, escritor e palestrante era criador do Poder do Network e estava entre as cinco vítimas
- JP Conecta Saúde debate o futuro da oncologia; acompanhe ao vivo Jovem Pan · há 1 semana
- Morre João Monteiro de Barros Filho, fundador da Rede Vida, aos 87 anos Jovem Pan · há 2 semanas
- Polícia investiga caso de jovem que saltou de carro em movimento para fugir de sequestro no RJ Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Adolescente é arrastada após motorista de aplicativo tentar fugir com troco Estadão Conteúdo · há 2 semanas