Eduardo Bolsonaro e líder do PL dizem que Rubio na negociação com o Brasil é ‘golaço’ de Trump
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o líder do Partido Liberal na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), classificaram como um “golaço” a escolha do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para conduzir as negociações sobre as sobretaxas aplicadas a produtos brasileiros. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (6), após uma ligação de cerca de 30 minutos entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva.
Rubio ficará responsável por coordenar as conversas com o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Para Eduardo Bolsonaro, o secretário conhece bem a América Latina e sabe como regimes de esquerda podem instrumentalizar o Judiciário, o que, segundo ele, torna Rubio apto a lidar com o governo brasileiro.
Sóstenes Cavalcante afirmou que a designação mostra que Trump deixou claro que a responsabilidade pelas tarifas recai sobre Lula e que Rubio, considerado “mais ideológico” que o próprio presidente americano, será o interlocutor direto do Planalto.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A conversa entre Lula e Trump teve tom amistoso e abordou a revogação da sobretaxa de 40% aplicada em agosto, bem como outras restrições impostas a autoridades brasileiras, incluindo sanções da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa. O governo brasileiro ressaltou que respeitará a decisão de Trump de envolver Rubio nas negociações, enquanto os dois presidentes mantêm contato direto e estudam encontros presenciais em eventos internacionais, como a COP30, em Belém, e a Cúpula da ASEAN, na Malásia.
[jp-related-posts ids=”2064911,2064875″]
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
Flávio aciona TSE contra Durigan por suposta atuação em campanha de Lula
Advogados do candidato do PL alegam que ministro da Fazenda usou estrutura da pasta para fazer campanha pela reeleição do petista
- Trump ameaça renomear Lago Ontário, no Canadá, como ‘Lago América’ Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Desaprovação de Trump chega a 65%, maior número do governo, diz pesquisa Jovem Pan · há 20 horas
- Trump afirma que Xi Jinping visitará a Casa Branca e terá uma ‘boa recepção’ Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Presidente da Colômbia manda deportar imigrantes em situação irregular AFP · há 21 horas