Noiva de jornalista morto questiona sinceridade dos EUA
Hatice Cengiz disse nesta sexta-feira que tem dúvidas sobre a sinceridade do governo dos Estados Unidos sobre a investigação do assassinato de seu noivo, o jornalista Jamal Khashoggi, no último dia 2 no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia.
“Não sei até que ponto o governo americano é sincero (em relação à investigação) ou até que ponto atuam sob a influência da imprensa e da opinião pública”, afirmou ela em entrevista à emissora “Haberturk TV”.
A pesquisadora, que foi quem avisou a Polícia turca que o noivou não saía do consulado saudita, onde tinha ido pegar documentos para o casamento, afirmou que recebeu do presidente americano, Donald Trump, um convite para visitá-lo.
Na entrevista, ela disse que só aceitará a oferta se Trump estiver disposto a fazer uma “contribuição genuína” para a investigação do assassinato de seu noivo.
Hatice, que é cidadã turca, também explicou que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a chamou para mostrar que o país está acompanhando o caso.
“Suas declarações foram muito políticas. Falou das saudações de Trump e me disse que estavam muito tristes”, explicou.
Hatice, que está sob proteção policial em Istambul, afirmou que não foi ameaçada e que nenhuma autoridade saudita entrou em contato com ela.
*Com informações de Agência EFE.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Governador mexicano acusado de narcotráfico pelos EUA volta a dizer que deixará o cargo
O governista, que já tinha se afastado do posto em maio, divulgou no X um documento no qual solicitou ao Congresso do estado mexicano de Sinaloa uma "licença temporária em caráter indeterminado"
- Irã diz que vai considerar “inimigo” qualquer país que participe da “guerra econômica” dos EUA AFP · há 10 horas
- Após EUA aplicarem tarifas de 50% ao Canadá, premiê diz que país vai retaliar ‘dólar por dólar’ Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Terremoto de magnitude 5,9 sacode leste do Japão; não há alerta de tsunami Estadão Conteúdo · há 12 horas
- Papa Leão XIV pede diálogo em vez de conflito e diz que jovens católicos são sinal de esperança Estadão Conteúdo · há 12 horas