Países do G4 reiteram apoio à reforma do Conselho de Segurança da ONU
A maioria dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) apoia firmemente a reforma de seu Conselho de Segurança. O Brasil, juntamente com a Alemanha, a Índia e o Japão, integram o grupo de países candidatos a compor esse colegiado, diz declaração conjunta dos quatro países divulgada na noite dessa quarta-feira (2).
De acordo com a declaração, em 25 de setembro de 2019, os ministros das Relações Exteriores dos países-membros do G4 reuniram-se durante a 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Nessa reunião, eles reiteraram o compromisso com uma reforma a curto prazo e abrangente do Conselho de Segurança.
Os ministros reforçaram apoio mútuo às suas respectivas candidaturas como aspirantes a novos membros permanentes em um Conselho de Segurança reformado, dadas suas capacidades e a disposição de assumir grandes responsabilidades com relação à manutenção da paz e segurança internacionais.
Segundo o texto, os integrantes do G4 destacaram que a reforma deve incluir não apenas a expansão das categorias de membros permanentes e não permanentes, mas também medidas para aumentar a transparência e a eficácia do trabalho do Conselho de Segurança.
Os ministros destacaram também o firme apoio à representação africana nas categorias de membro permanente e não permanente em um Conselho de Segurança reformado e ampliado.
“Os ministros do G4 também frisaram que essa representação fortalecida é a única maneira de corrigir a injustiça histórica contra aquele continente no que diz respeito à sua sub-representação no Conselho de Segurança”, diz o documento.
Os ministros que integram os países membros do G4 são: Ernesto Araújo (Brasil), Heiko Maas (Alemanha), Subrahmanyam Jaishankar (Índia) e Motegi Toshimitsu (Japão).
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Mundo
Bolívia decreta estado de emergência por ‘Super El Niño’
A medida permitirá mobilizar mais recursos econômicos e equipes de resgate em pontos críticos
- FBI atribui à Coreia do Norte roubo de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas da Binance Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Governo Trump debocha de migrantes em vídeo de Halloween AFP · há 6 horas
- Juiz rejeita ação de Trump contra jornal por difamação devido a um cartão postal a Epstein Estadão Conteúdo · há 8 horas
- França registra mais de 560 prisões em protestos e confrontos com a polícia Estadão Conteúdo · há 8 horas