Socialistas lideram contagem inicial de votos nas eleições da Espanha
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, lidera neste domingo (10) a contagem de votos das eleições gerais.
Os primeiros dados dão vitória a Sánchez, embora sem uma maioria para governar sozinho, e confirmam o avanço do partido de extrema direita Vox.
Com 22,73% do escrutínio concluído, o PSOE conseguiria 122 assentos no parlamento, contra os 123 que alcançou nas eleições anteriores, em abril.
A segunda força política, o conservador Partido Popular (PP), recuperava parte do terreno perdido em abril e conseguiria 83 representantes, ante os 66 anteriores, seu pior resultado histórico.
A legenda de extrema direita Voz, que entrou no Congresso nas últimas eleições, passaria a ser a terceira força mais votada, com 46 assentos, ante os 24 alcançados em abril.
O partido fez campanha com a promessa de adotar uma estratégia dura tanto frente ao movimento independentista na Catalunha, quanto em relação à imigração. A participação nas eleições deste domingo foi de 67,91%, 4% mais baixa do que em abril.
*Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Famosos
MP da Espanha defende investigação de Julio Iglesias por agressão sexual
Um juiz deve decidir se efetivamente inicia as investigações
- Governo Trump planeja usar bomba de Call of Duty contra o Irã; entenda Jovem Pan · há 16 horas
- Nova secretária de imprensa de Trump diz que China não tem banheiros adequados AFP · há 17 horas
- Democratas superam republicanos em arrecadação antes das eleições do Congresso AFP · há 18 horas
- França e Alemanha oficializam acordo que flexibiliza transição a carros elétricos AFP · há 19 horas