Trump critica imprensa dos EUA e relembra vitória eleitoral: ‘Tudo o que eu faço é vencer’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar veículos de comunicação e jornalistas neste sábado (11) em uma longa publicação na Truth Social na qual exaltou sua vitória na eleição de 2024 e afirmou que a imprensa americana deveria reconhecer sua força política. A mensagem foi publicada horas depois de outro texto em que o republicano voltou a comentar seus resultados em exames físico e cognitivo e também criticou jornalistas.
Na publicação sobre a eleição, Trump destacou que derrotou a democrata Kamala Harris por 312 votos a 226 no Colégio Eleitoral, sistema que define a eleição presidencial americana, e venceu os sete Estados considerados decisivos na disputa. Também afirmou ter conquistado 86% dos condados do país e ressaltou que foi o primeiro republicano em décadas a ganhar o voto popular.
“Tudo o que eu faço é vencer, muitas vezes contra todas as probabilidades”, escreveu. Trump reclamou que, mesmo após o resultado eleitoral, os principais veículos americanos não reconheceram o que considera um grande sucesso de sua campanha.
O republicano dirigiu ataques ao New York Times, The Wall Street Journal, CNN, as redes ABC, CBS e NBC e a MS NOW, antigo canal MSNBC, classificando os veículos como produtores de “notícias falsas”. Ao dizer que venceu a eleição “pela terceira vez”, Trump também fez referência ao pleito de 2020, vencido por Joe Biden e cujo resultado continua a contestar. O republicano foi eleito presidente em 2016 e retornou à Casa Branca após a vitória de 2024.
Trump também atacou o Partido Democrata, afirmou que a legenda estaria caminhando para o comunismo e disse que venceria uma nova eleição por margem ainda maior. Trump sugeriu que seus críticos deveriam admitir que não conseguiram derrotá-lo e proclamá-lo “o melhor competidor político de todos os tempos”.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Governo dos EUA apoia OpenAI em ação movida pelo New York Times
Jornal alega que os poderosos modelos de IA utilizaram, sem autorização, milhões de seus artigos para treinamento
- Maduro pede que Justiça dos EUA rejeite acusações de tráfico de drogas AFP · há 52 minutos
- Ataque a tiros deixa mortos nos EUA AFP · há 13 horas
- Trump confirma intenção de encontrar Putin e diz que tem ‘muito a conversar’ com Xi Jinping Estadão Conteúdo · há 18 horas
- Trump diz ter boa relação com o Brasil e que a América está ‘indo à direita’ Estadão Conteúdo · há 18 horas