Enem 2019: ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’ é o tema da redação
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou em suas redes sociais neste domingo o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O ministro está no Colégio da Polícia Militar II, em Palmas (TO), “conferindo se tudo está indo bem”, segundo ele.
“Tudo 100%, zero de atrasos, zero de problemas, tudo caminhando para ser o melhor ENEM de todos os tempos”, afirmou.
Direto de Palmas, no Tocantins, divulgo o TEMA DA REDAÇÃO: Democratização do acesso ao cinema no Brasil pic.twitter.com/Kb7Vi9eS3i
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) November 3, 2019
No ano passado, o tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (3), com 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. Quase 5,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer a prova, principal meio de ingresso para universidades públicas e privadas no País.
A prova de redação é a única subjetiva do exame e um bom desempenho pode ser decisivo para os candidatos. Cada redação é corrigida por duas pessoas. Elas dão notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências avaliadas no Enem. A nota final é a média aritmética das duas notas.
Caso haja uma diferença entre as notas de mais de 100 pontos na nota final ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação passa por um terceiro avaliador.
Se a diferença entre as notas dadas se mantiver, a redação é avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que define a nota final do participante.
As cinco competências avaliadas na redação do Enem são:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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